sábado, 15 de abril de 2023

Ponte do Imperador: destaque na arquitetura e história de Sergipe

Foto acervo Rosa Faria com reprodução do Google

Texto publicado originalmente no site ILOVE SERGIPE, em 25 de março de 2021 

Ponte do Imperador: História e Arquitetura

Por Redação

História

Ponte do Imperador: destaque na arquitetura e história de Sergipe

Um dos mais importantes símbolos da cidade de Aracaju, a Ponte do Imperador foi construída em 1859, como ancoradouro para receber o imperador Dom Pedro II e sua comitiva, em visita a Sergipe. Nessa época, Dom Pedro tinha como objetivo final viajar pelo Rio São Francisco e conhecer as cachoeiras da localidade onde hoje está o município de Paulo Afonso, na Bahia. Aracaju tinha apenas quatro anos como Capital da Província de Sergipe e não possuía um ancoradouro condizente com tão importante visitante.

Ponte do Imperador

A inauguração se deu em 11 de março de 1860, com a segunda visita do Imperador às terras sergipanas. Estudioso e bastante culto, Dom Pedro II aproveitava a viagem, a bordo do vapor Apa, para registrar as potencialidades e as belezas das cidades ribeirinhas de Sergipe e Alagoas. Entre os dias 11 e 19 de janeiro de 1860, o monarca passou novamente por Sergipe, em sua viagem de volta para o Rio de Janeiro – Capital do Brasil.

Alvo de pilhérias de mau gosto, como “a ponte que liga nada a lugar nenhum”, por ser chamada de “ponte”, ela não se parece nada com a sua construção original e já passou por diversas reformas e revitalizações. Originalmente, como ancoradouro destinado ao desembarque da família imperial, sua construção era feita totalmente em madeira. Com o passar dos anos sofreu algumas alterações e serviu também para receber hidroaviões de passageiros, a partir de 1923, que utilizaram a Ponte como desembarcadouro e inauguraram os voos para Sergipe.

Área de lazer para muita gente, principalmente pela brisa soprada do mar, nos finais de tarde, a Ponte do Imperador era um convite para as pessoas tomarem um sorvete de frutas naturais da Sorveteria Yara, ler um periódico adquirido na Charutaria e Bomboniere Chic, pescar peixes de diversos tipos e tamanhos ou apenas contemplarem os coqueirais verdejantes da Barra dos Coqueiros. Embora não exista mais a tranquilidade de outrora, a Ponte do Imperador continua majestosa e bela, apontada para outro grande monumentos de Aracaju: o antigo Palácio do Governo, hoje Palácio Museu Olímpio Campos.

Considerada um dos pontos turísticos de Sergipe, pela sua história e arquitetura, a Ponte do Imperador foi tombada pelo Governo do Estado, em 2013. No entanto, antes disso acabou passando por diversas modificações e denominações. Haja vista ter sido conhecida como Ponte do Governador, Ponte Metálica, Ponte do Presidente e Ponte do Desembarque, até chegar à definitiva denominação.

Texto reproduzido do site: ilovesergipe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário