quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O Centenário de Fernando Sampaio


Publicado originalmente no Facebook/Lúcio Prado Dias.

O Centenário de Fernando Sampaio.
Por Lúcio Prado Dias.

Fernando Sampaio é considerado um dos maiores cirurgiões sergipanos de todos os tempos. Da escola de Augusto Leite, absorveu dele os conceitos mais precisos da moderna cirurgia e competia com o mestre na agilidade que tinha nas mãos e na ponta dos dedos, diminuindo ao máximo o tempo cirúrgico, fator muito importante para o êxito final da operação. No entanto, a sua rapidez de procedimento não comprometia a qualidade da intervenção que realizava nos tecidos humanos e isso o tornou um cirurgião de escol.

Como fazia a maioria dos jovens sergipanos que queriam se tornar médicos, encontrou na Faculdade de Medicina da Bahia o seu centro formador, colando grau em 1940, com 24 anos. Atendendo convite do Dr. Augusto para trabalhar no Hospital Cirurgia, fez da instituição o seu templo sagrado, atuando como médico, cirurgião, diretor do Centro de Estudos, redator do seu boletim e diretor geral do hospital por muitos anos.

Posteriormente, já na década de 60, quando da fundação da faculdade, foi o primeiro professor da disciplina de Cirurgia Geral e de Clínicas Cirúrgicas, compondo um trio de "ases de ouro do bisturi" com os médicos Francisco Bragança e Fernando Felizola.

Sampaio ainda presidiu a Sociedade Médica de Sergipe, de 1962 a 1964. Em 1979, recebeu o título de Professor Emérito da UFS. Fumante contumaz, desenvolveu um enfisema pulmonar que o levou a óbito em 25 de outubro de 1979, aos 63 anos, deixando consternada a sociedade sergipana, da qual era atuante.

Homenageado pela Academia Sergipana de Medicina, que lhe conferiu o patronato da Cadeira 13 quando da sua fundação em 1994, volta a ser reverenciado por esta mesma entidade na próxima segunda-feira, 28 de novembro, em sessão especial que vai celebrar o Centenário de seu nascimento.

Uma homenagem justa e oportuna.

Texto e imagem reproduzidos do Facebook/Lúcio Prado Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário