terça-feira, 20 de novembro de 2018

Duas vezes imortal!

Foto: Sergio Silva

Publicado originalmente no Facebook/Lucio Prado Dias, em  20/11/2018 

Duas vezes imortal!
Por Lucio Prado Dias

Já participando da Academia Sergipana de Medicina desde 2005, como membro titular da Cadeira 38, que tem como patrono o Dr. Walter Cardoso, o médico, professor e mais recentemente escritor de literatura não científica Antônio Carlos Sobral Sousa, assume logo mais à noite a Cadeira 28 da Academia Sergipana de Letras, na sucessão do eminente e saudoso Dom Luciano José Cabral Duarte. A solenidade de posse acontecerá às 20 horas, no Iate Clube de Aracaju.

Por coincidência das grandes, a Universidade Federal de Sergipe presta hoje uma singela homenagem ao saudoso arcebispo emérito de Aracaju, colocando o seu nome na Biblioteca Central da instituição, uma homenagem muita justa para uma pessoa que foi fundamental para a criação e instalação da nossa primeira universidade pública.

É lamentável que a infiltração ideológica da esquerda partidária nas universidades públicas brasileiras fizesse de tudo para apagar da memória a lembrança do prelado, em função de suas posições conservadoras, ditas "de direita".

Muito triste que isso tenha acontecido, mas aos poucos Sergipe vai colocando o seu nome em posição de destaque, conferindo-lhe o verdadeiro valor que merece!

Pois bem. O Dr. Sousa vai suceder justamente o arcebispo emérito de saudosa memória, tornando-se agora imortal duas vezes.

Nascido em 5 de junho de1955 em Aracaju, filho de José Carlos de Sousa e Clara Maria Sobral Sousa, o Dr. Sousa foi favorecido na sua formação por contar com um lar amoroso e de educação rígida, baseada nos princípios do estudo, da ética e da meritocracia. Isso propiciou ao jovem uma larga formação moral e intelectual que o acompanha por toda a vida.

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe em 1979, cursou o Internato na Brown University - Rhode Island – EUA, instituto que lhe deu régua e compasso para a brilhante carreira que viria a ter na área da cardiologia clínica e como destacado pesquisador e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do Curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe.

Uma vida plena de trabalho e grandes realizações, apesar da pouca idade, entendeu logo cedo que o tempo é um bem insubstituível e irrecuperável, como ressaltou o saudoso e inolvidável mestre José Augusto Barreto, no seu discurso de saudação ao neoacadêmico que tomava posse na Academia Sergipana de Medicina, em 18 de agosto de 2005.

O inesquecível professor, médico e escritor Walter Cardoso, patrono da Cadeira 38 da Academia de Medicina, que que dá assento hoje ao ilustre cardiologista, costumava dizer: “ - O médico é o servidor da vida, o missionário da bondade.(...) tem nas mãos o maior dos privilégios: praticar o humanismo integral pelo saber, compreensão, paciência e humildade”.

Como cultor dos grandes mestres, o confrade Antônio Carlos Sobral Sousa assume a posição de um deles e se enquadra perfeitamente na definição de Theodor Billroth, cirurgião e músico, grande amigo e parceiro do compositor do Johannes Brahms, que dizia: “Jamais conheci um grande nome da pesquisa científica que não seja essencialmente um artista com uma rica fantasia e sensibilidade infantis. Agora percebo...ciência, arte e literatura jorram da mesma fonte.”

O médico Antônio Carlos Sobral Sousa estreou na literatura não científica com o livro Entre linhas de minha vida, recentemente lançado numa prestigiada noite de autógrafos, abrindo de pronto o coração para nos revelar traços marcantes de sua vida.

Já sobejamente consagrado no panteão científico, onde pratica os postulados de Cardoso, um humanismo integral pelo saber, compreensão, paciência e humildade, ganha agora as letras sergipanas um novo e destacado militante, com a sua entrada na Academia de Letras.

Seja bem-vindo à confraria!

Texto e imagem reproduzidos do Facebook/Lucio Prado Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário