domingo, 10 de maio de 2020

João Gomes Cardoso Barreto


Publicado originalmente no Facebook/Paulo Roberto Dantas Brandão, em 9 de maio de 2020

Há alguns anos uma greve interrompeu a circulação do tradicional jornal The Times, de Londres. Dizem que durante a paralisação do jornal a preocupação dos lordes britânicos era que se morressem no período seus obituários não seriam publicados no jornal da elite britânica.

Nesses tempos de pandemia e quarentena tenho outras preocupações. Não com meu obituário, que se saísse em algum jornal seria bem resumidozinho, mas com meus amigos que estão morrendo, e não os posso velar. Uma crueldade não poder consolar a família, para poder nos consolarmos a nós mesmos.

Dentre esses meus amigos o último foi João Gomes Barreto. Uma figura ímpar que aprendi muito a admirar. Sempre em companhia de D. Olga estava presente em todos os acontecimentos culturais de Aracaju. Sempre me abraçava com afeto, e dizia que gostava de ler meus artigos, desde os velhos tempos da Gazeta. Muitas vezes traçava ligações com os antigos escritos do meu avô Orlando, que para mim era uma honra.

Há um velho clichê do qual não posso fugir: Sergipe ficou mais pobre.

Texto e imagem reproduzidos do Facebook/Paulo Roberto Dantas Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário