segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

UFS de luto com a morte da professora Rosália Bispo


Legenda da Foto: A professora Rosália Bispo com familiares e a equipe do “Projeto composição de banco de história do Colégio de Aplicação (UFS). Combater ‘silêncios’ e ‘esquecimentos’ e preservar a memória institucional”  


Publicado originalmente no site DESTAQUE NOTÍCIAS, em 26 de dezembro de 2021 


UFS de luto com a morte da professora Rosália Bispo 


professora Rosália Bispo fundou o Colégio de Aplicação da UFS 


Ocorreu, neste domingo (26), o sepultamento da professora Rosália Bispo dos Santos, 97 anos. Aposentada da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ela foi diretora-fundadora do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Sergipe, atual A educadora morreu ontem (25), tendo o corpo sido velado no OSAF e sepultado no Cemitério Santa Izabel, em Aracaju. 


A professora Rosália Bispo trilhou uma caminhada de grandes realizações e contribuições para a educação da juventude sergipana. Ela iniciou os seus estudos no Grupo Escolar General Siqueira, em seguida fez o magistério na Escola Normal, ambos no bairro Siqueira Campos. Em 1955, graduou-se em Letras Neolatinas e com esse curso conquistou o campo do Ensino Superior, atuando como professora de Língua e Literatura Francesa na Faculdade Católica de Filosofia em 1957. 


A educadora continuou sua formação docente fazendo cursos de aperfeiçoamento da docência na Escola Nacional de Educação Física e Desporto, o de Orientação Educacional no Centro de Estudos Pedagógicos em Nova Friburgo-RJ e também aperfeiçoamento no curso de Língua e Literatura Francesa, na França. 


Durante sua trajetória como educadora, Rosália Bispo dos Santos lecionou no Instituto de Educação Ruy Barbosa (1955), foi diretora e professora do Colégio Estadual de Sergipe (1965) e professora titular de Língua e Literatura Francesa do Instituto de Letras, Arte e Comunicação da Fundação da Universidade Federal de Sergipe. 


Texto e imagens reproduzidos do site: destaquenoticias.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário