segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

A morte de Lineu tem um significado para além da tristeza da notícia...

Lineu Lins, fotografo (Crédito da Foto: César de Oliveira) 


Publicação compartilhada do Perfil do Facebook/Luiz Eduardo Oliva, em 20 de fevereiro de 2022 


A morte de Lineu tem um significado para além da tristeza da notícia da perda de um amigo.

 

Lineu era o último de uma geração de brilhantes fotógrafos sergipanos que pontuaram internacionalmente a arte da fotografia. 


Prêmios internacionais, admiração, respeito, assim foi o Clube Sergipano de Fotografia. Nomes como Valdemar Lima, Arício e Lélio Fortes, Humberto Aragão, Celso Oliva, Fernando Porto, Fernando Sampaio marcaram a cena sergipana pela arte da câmera fotográfica, de uma época em que a fotografia, para além do olhar no visor da câmera, exigia do fotógrafo também o manejo da arte do laboratório na chamada câmera escura onde a técnica no uso do nitrato de prata também possibilitava ao fotógrafo revelar, literalmente, o seu talento.  


Daquele grupo que pontuou a fotografia de arte de Sergipe, Lineu era o mais novo. Foi, como os de sua época, auto didata, intuitivo, onde o acesso para equipamentos e livros era precário e dependia da sensibilidade, da busca por conhecimentos na garra, na obstinada dedicação, da interação entre os amigos amantes da fotografia.  


Lineu, para além da fotografia de arte, decidiu viver profissionalmente de fotografia. Apurou a técnica, uniu ao exuberante talento o bom gosto e o olhar diferenciado. E manteve por longos anos, o melhor estúdio de fotografia de Sergipe.  


Era o único representante vivo da mais brilhante geração de fotógrafos sergipanos e sua partida hoje significa também o fim daquela geração. 


Lineu, da talentosa família Lins de Carvalho foi e será referência, como é o amigo Jorge, ou o antropólogo (já falecido) Fernando Lins.  


A cultura sergipana muito deve ao olhar de Lineu.  


Grande Lineu! 


Texto e imagem reproduzidos do Facebook/Luiz Eduardo Oliva

Nenhum comentário:

Postar um comentário