segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Morre aos 84 anos o fotógrafo Lineu Lins de Carvalho

Foto reproduzida do Facebook/Antonio Samarone e postada pelo blog 


Texto publicado originalmente no site RADAR SERGIPE, em 20 de fevereiro de 2022 


Morre aos 84 anos o fotógrafo Lineu Lins de Carvalho 


Morreu no final da noite deste domingo, 20 de fevereiro, o conhecido fotógrafo sergipano Lineu Lins de Carvalho, aos 84 anos. Há algum tempo ele vinha enfrentando problemas de saúde decorrentes do mal de Alzheimer, doença que acabou provocando a sua morte. 


Por vários anos, Lineu foi considerado como um dos melhores fotógrafos de Sergipe, sendo bastante requisitado para fotografar festas de casamento, quinze anos, formaturas e outros eventos sociais. Foi, também, destacado profissional responsável pela documentação fotográfica de importantes acontecimentos e fatos da vida empresarial sergipana. 


Através das suas lentes, registrou a realização de várias obras do Governo do Estado, nas mais diferentes etapas da construção, contribuindo para a formação de um invejável arquivo fotográfico. 


Com um acervo de mais de 30 mil filmes, sendo cerca de 20 mil em preto e branco e os demais coloridos, Lineu foi o primeiro fotógrafo de Sergipe a fazer uso da máquina digital. Ao longo da sua vida profissional, sempre gostou de capturar imagens de cenas do dia a dia de Aracaju, bem como do artesanato e retratar crianças, cujo arquivo está sob os cuidados da Universidade Tiradentes. 


Lineu Lins de Carvalho foi um fotógrafo que se preocupou em guardar, cuidadosamente, todo o seu acervo e guardou quase todas as fotografias que, posteriormente, foram digitalizadas pela Unit, responsável pela guarda do precioso banco de dados. 


Durante a sua vida, Lineu sempre disponibilizou o seu acervo para estudos e pesquisas sobre a história de Sergipe, desde que o material não fosse utilizado para fins comerciais. 


Criterioso, Lineu Lins levava horas e às vezes até dias para fotografar o cotidiano ou obras e prédios públicos. Foi, na sua época, talvez o mais requisitado fotógrafo sergipano. 


O velório está sendo realizado no OSAF, localizado na rua Itaporanga, em Aracaju, e o seu corpo será cremado nesta segunda-feira. 


Texto reproduzido do site: radarsergipe.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário