sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

José Paulino da Silva: já faz falta

Texto compartilhado do site JLPOLÍTICA, de 1 de dezembro de 2022

Com a partida de Zé Paulino, Sergipe perde um homem culto, bom e cordial

José Paulino da Silva: já faz falta

Jozailto Lima (Coluna Aparte)

“Elogio da Amizade”, o título do livro dele, lançado em 2012, bem que poderia ser - e certamente o é - a síntese da figura de José Paulino da Silva, falecido nesta terça-feira, 30 de novembro. Sob todos os aspectos, ele era um homem culto, bom e cordial.

O professor Zé Paulino, como gerações inteiras de estudantes o tratavam, era esse homem cordial no sentido bom e sempre aferrado às amizades, à pesquisa, à cultura popular. À educação, em síntese. Sabia tudo sobre o fole de oito baixo e era um cultor agradável e dedicado das tradições juninas.

O professor José Paulino da Silva, de 80 anos, estava obviamente aposentado e faleceu como consequência da Covid - ele era diabético.

Desde 1971, o pernambucano Zé Paulino passou a ser professor da Universidade Federal de Sergipe, lecionando no Departamento de Filosofia e História.

Apesar da idade, ele permanecia lúcido e escrevia constantemente artigos aqui nesta CoIuna Aparte e tirava do sério figuras nervosas e vestais da cultura de Aracaju.

“Quando eu era criança, ele me empurrou na bicicleta pra eu caminhar sozinho na vida. Hoje me esforço na saudade para que ele siga em paz para a eternidade”, escreveu numa nota nas mídias socias o filho Thiago Paulino, jornalista e identicamente pesquisador de questões culturais populares como o pai.

O corpo de Zé Paulino foi sepultado na Colina da Saudade as 17h de ontem, sem atos de velatório, exatamente por causa da Covid. Foi feita uma oração, “porque sei que ele já está no campo de girassóis da espiritualidade”, conforme disse o filho Thiago.

“Ao longo de sua jornada acadêmica, José Paulino se dedicou a diversas atividades desenvolvidas na UFS, onde ocupou cargos de gestão. Foi coordenador da Pós-Graduação em 1978, pró-reitor de Assuntos Estudantis em 1978 e de Pós-Graduação e Pesquisa em 1980, e vice-reitor em 1992 na gestão do reitor Luiz Hermínio de Aguiar Oliveira”, lembrou a instituição na nota.

“Estou muito triste com a notícia da morte do professor doutor José Paulino da Silva. Paulino foi membro da banca examinadora no concurso que prestei para ingressar na Universidade Federal de Sergipe. Trabalhei com ele no Departamento de História da UFS. Fez um excelente trabalho como vice-reitor”, informou em tom de lamentação o professor Jorge Carvalho do Nascimento, identicamente aposentado da UFS.

* É jornalista há 39 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração / Tatianne Melo.

Texto reproduzido do site jlpolitica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário