sábado, 25 de março de 2023

ARACAJU ERA ASSIM... 'The Top's', por Lilian Rocha

Crédito da foto: Arquivo pessoal de Pascoal Maynard

Post compartilhado do Facebook/Lilian Rocha, de 13 de novembro de 2022

ARACAJU ERA ASSIM... 

The Top's

Por Lilian Rocha

No tempo em que as bandas musicais se chamavam “Conjuntos”, havia dois bem famosos em Aracaju: “The Tops” e “Os Águias”.

Ora, festinha de 15 anos “com conjunto” tocando ao vivo, era coisa de rico mesmo. O normal era festinha na garagem de casa e a música ficava por conta dos discos de vinil, tocados numa radiola portátil, que quase toda garota daquele tempo tinha. 

Mas havia um dia na semana que a gente tinha o privilégio de ouvir “um conjunto” tocando ao vivo. Eram os domingos no Iate Clube, popularmente conhecidos como “Jantar Dançante”. 

O “Jantar Dançante” acontecia no salão principal do Iate, pois o outro salão maior ainda não havia sido construído. E como esse evento era destinado ao público adolescente, começava cedo e terminava cedo. Não tinha essa história de voltar pra casa de madrugada não. Aracaju era assim... 

O salão era enorme para os meus olhos de 13 anos. Muitas mesas espalhadas e um espaço destinado para a dança, em frente ao palco. Nas mesas, só ficavam as meninas. Os meninos ficavam em pé, em volta das mesas, talvez pra escolherem melhor a menina que eles iam “tirar para dançar”. Se por acaso uma menina recusasse a dança, 

isso se chamava “dar taboca”. Isso era quase uma ofensa para eles!

De repente, as luzes se apagavam e o salão todo era invadido pelos primeiros acordes de “Travessia”, de Milton Nascimento... 

 “Quando você foi embora, fez-se noite em meu viver...” 

Era assim, invariavelmente, que o Conjunto The Top´s começava a noite... Era mágico!

 “...Solto a voz nas estradas, já não quero parar...” 

E enquanto eles soltavam a voz lá no palco, meu coração dava um pulo, quando a pessoa que eu mais queria chegava de mansinho e me tirava pra dançar...

Foi assim que “fui apresentada” a Milton Nascimento. Em 1972, num Jantar Dançante do Iate, por meio do meu Conjunto preferido, The Top´s. 

Hoje, 50 anos depois, resolvi ‘soltar minha voz’ para agradecer a eles, por terem me oferecido música da melhor qualidade e por continuarem despertando em mim tantas lembranças doces... 

Texto e imagem reproduzidos do Facebook/Lilian Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário