segunda-feira, 17 de julho de 2023

Leônia Gama de Oliveira - (Dona Leônia do Cartório)

Imagem postada pelo blog 'SERGIPE...' de foto com arte reproduzida do Facebook/Sacuntala Guimarães.

Texto compartilhado de postagem do Facebook/Hugo Sídney Brandão, de 15 de julho de 2023

Reminiscências, lembranças e histórias de vida. Na manhã deste sábado, 15, ao receber a lamentável notícia do falecimento de Leônia Gama de Oliveira, titular do Cartório do 6º Ofício da Comarca de Aracaju, lembranças marcantes me vieram à mente. O antigo cartório, situado no trecho posterior ao atual, na mesma rua Itabaiana, era lugar marcante na minha infância. Ao menos uma vez por mês, eu estava por lá com meu pai ou minha mãe. Os imóveis administrados por eles eram geridos por contratos devidamente registrados no cartório "de Dona Leônia", onde também eu e meus irmãos fomos registrados. 

Eu admirava aquela senhora elegante, cheirosa, impecavelmente maquiada, delicada nos gestos e uma fera na arte da datilografia! Aquilo me fascinava! Eu, aos seis anos de idade, ficava paralisado vendo ela conversar, interagir com as pessoas e datilografar numa velocidade e precisão absurdas! Certo dia ela detectou isso: "Você gosta, né? Venha, meu filho, sente aqui". E me pôs diante daquele engenho que iria transformar minha vida! E ela só saberia disso décadas depois, quando revelei que ela fora minha fonte inspiradora! Aos 12 anos, eu já era "datilógrafo formado", com diploma e tudo! E isso foi determinante na minha jornada profissional. Foi o diferencial para minha contratação no extinto Banco de Crédito Nacional (BCN), aos 13 anos. Foi um diferencial na atividade policial, em delegacia, quando cheguei atuar como escrivão "ad hoc" e, mais ainda, na atividade da Comunicação! Devo isso a Leônia!  A Certidão de Nascimento do meu filho foi assinada pessoalmente por ela. Ela fez questão em tempos de "certificação digital". Era uma grande amiga da minha mãe e sentiu muito a "partida" dela! Certamente, minha Querida Leônia, ela estará a ser mais uma dos milhares de "irmãos de luz" a te acolher! Sua jornada foi honrosamente cumprida, distribuindo compreensão, acolhimento e a doçura do seu sorriso marcante! Que o Criador a conduza no Caminho da Luz e Evolução! Minha Gratidão é ETERNA!

Texto reproduzido do Perfil do Facebook/Hugo Sídney Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário