segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Erivaldo de Carira, direto do Pátio da Fazenda, é um nome forte...

Legenda da foto: Erivaldo de Carira: um nome marcado por perseverança e talento

Artigo compartilhado do site JLPOLÍTICA, de 24 de novembro de 2023

Erivaldo de Carira, direto do Pátio da Fazenda, é um nome forte a partir de Sergipe

Por Mário Sérgio*

A perseverança é um dom que devemos desenvolver em nossa carreira, naquilo que pretendemos fazer de melhor. E a perseverança é arte daquele adolescente da cidade de Carira que aprendeu com o pai os truques e as manhas de como manusear um instrumento difícil, complexo, porém, de uma sonoridade ímpar - a sanfona.

Quando ingressei no rádio, no final dos anos 1990, tinha um sonho de apresentar um programa musical que pudesse mostrar o lado profissional do artista. O propósito sempre foi o de mostrar esse perfil - do artista - e nunca misturar o lado pessoal dele, porque somente a ele interessa.

A primeira vez que encontrei Erivaldo de Carira, ele já era um artista pronto. Já tinha recebido o cetro de Josa, O Vaqueiro do Sertão, para comandar e dar rumos ao forró sergipano. O fez e continua a fazê-lo com maestria nos seus longos anos de reinado.

A perseverança foi o dom que Erivaldo desenvolveu como poucos. E com muita humildade. Meu sogro, seu Ferreira, a quem dou o título de “o sogro que eu mais gosto” e ele na sapiência dos seus mais de 80 anos confirma e dá o tom, com um “Claro, você só tem um, e esse um sou eu, o que você mais gosta”, é pessoa que sabe bem o que é perseverança.

No final dos anos de 1970, a Empresa Bomfim começa a desbravar e expandir suas linhas de ônibus para o Estado da Bahia e tem em seu Ferreira o primeiro motorista a correr o trecho Aracaju-Paulo Afonso, Paulo Afonso-Aracaju. Nessa linha, seu Ferreira permaneceu por mais de 16 anos. Fizesse chuva ou sol.

Junto à linha Aracaju-Paulo Afonso, a Bomfim também inaugurava outra linha para o Estado da Bahia, Aracaju-Jeremoabo, e lá estava ele, Erivaldo de Carira, para desbravar esse trecho.

Mas o tema aqui é a perseverança. A profissão de motorista de ônibus não estava para ser exercida por esse cantor e compositor, que já tinha estabelecido o que gostaria de ser: artista. De preferência, seguir seus ídolos na música, Gonzaga e Josa.

Mas a Bomfim ganhou um exemplar motorista, que seguiu como piloto e criou uma família da qual me orgulho muito em pertencer, porém a música ganhou um artista que brilha e dá seu exemplo a todos que hoje o seguem. Aliás, como vejo muitos o chamarem, de Seu Erivaldo.

Seu Ferreira e Seu Erivaldo, em algum momento da vida, foram companheiros de trabalho, e se tornaram mais companheiros ainda quando Erivaldo segue a sua estrada e dá a seu Ferreira o que há de melhor no entretenimento, a sua qualidade musical.

Com a música, Erivaldo comandou por mais de 15 anos um programa radiofônico de bastante sucesso - No Pátio da Fazenda - e que tinha o carinho dos ouvintes, pela qualidade dos artistas que ali eram apresentados.

A perseverança de Erivaldo nos remete à concretização de nossos sonhos. Aquele adolescente que aprendeu com o pai a lidar com a sanfona, mostra o quanto podemos atingir os nossos anseios, vencer as nossas lutas diárias por aquilo que acreditamos, de sermos exemplos, como nossos pais.

No caso de Erivaldo, o exemplo não ocorre somente dentro de casa. Perpassa, atravessa muros, chega ao público, à família, e preenche em nessas família o vazio que estava faltando.

O exemplo para seus filhos, torna-o um herói. Herói a quem queremos seguir, pelo exemplo de retidão, de profissionalismo, de perseverança. O exemplo de seu Januário, que dá régua e compasso para seu filho Gonzaga desbravar o mundo e, consequentemente, passar para seu filho Gonzaguinha e em contrapartida para seus filhos, Daniel Gonzaga, Amora, Fernanda. São exemplos que foram seguidos e tem a mesma trajetória de seu Manezinho do Carira.

A rica história de Erivaldo na música sergipana ecoa pelo Brasil. Discípulo direto de Gonzaga e de Dominguinhos, Erivaldo se mostra um ídolo do forró em todo o Brasil e figura preponderante para os mais novos que seguem o forró, a exemplo de Ararão, Laércio de Souza, Lucas Campelo, Sérgio Lucas, bem como de nomes nacionais como Flávio José, Alcymar Monteiro, Santana, O Cantador e tantos e tantos outros.

A história se repete com o mesmo brilho da família Gonzaga. De seu Manezinho do Carira, para seu filho Erivaldo que passa para seus filhos Erivaldinho, Mestrinho e Thais Nogueira. Com brilho e bastante sucesso. Tudo isso, “desde 1912”. Com bastante perseverança!

---------------------------

* O articulista Mário Sérgio Félix, é radialista, jornalista e pesquisador da MPB. 

Texto e imagem reproduzidos do site: www jlpolitica com br/articulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário