terça-feira, 28 de novembro de 2023

150 anos do escritor Laudelino Freire

Publicação compartilhada do site DESTAQUE NOTÍCIAS, de 28 de novembro de 2023

Assembleia faz sessão pelos 150 anos do escritor Laudelino Freire

Laudelino Freire é autor de vasta obra, formada por 19 títulos

A Assembleia Legislativa de Sergipe realiza, às 16 horas desta terça-feira (28), uma sessão especial em homenagem aos 150 anos de nascimento do advogado, filólogo e político sergipano Laudelino Freire. O presidente do Poder Legislativo, deputado Jeferson Andrade (PSD) é o autor da propositura. O homenageado morreu em 18 de junho de 1937, no Rio de Janeiro, quando tinha 64 anos.

Segundo Andrade, Sergipe é berço de nomes que se destacam nas ciências, nas artes e na cultura, como Tobias Barreto, Sílvio Romero e Jordão de Oliveira. “Laudelino Freire faz parte desse time que projeta o nosso Estado no Brasil e no mundo”, destacou Jeferson Andrade, justificando motivação da homenagem

Laudelino de Oliveira Freire nasceu em 26 de janeiro de 1873, em Lagarto, centro-sul de Sergipe. Formou-se em Direito em 1902 e cumpriu três mandatos de deputado na Assembleia Legislativa de Sergipe. Ele advogou, foi professor, jornalista e crítico de arte. Ele consolidou sua carreira de escritor e filólogo no Rio de Janeiro, onde foi professor do Colégio Militar.

Laudelino foi diretor da Gazeta de Notícias e escreveu para o Jornal do Brasil, Jornal do Comércio e O País. Fundou a Revista da Língua Portuguesa e a Estante Clássica, que até hoje servem como subsídios para quem pretende estudar a língua portuguesa.

A obra

Considerado um dos maiores investigadores dos estudos clássicos e filológicos do Brasil, Laudelino Freire é autor de vasta obra, formada por 19 títulos, publicados entre 1897 e 1937. É dele o Grande e Novíssimo Dicionário da Língua Portuguesa, uma publicação póstuma em cinco volumes, com a colaboração de J. L. de Campos, Vasco Lima e Antônio Soares Franco Júnior.

Laudelino Freire foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em novembro de 1923 e empossado na cadeira 10 em março de 1924. Ele sucedeu na ABL o baiano Rui Barbosa e foi sucedido pelo paraense Osvaldo Orico.

Fonte: Alese (Ilustração: Wikipedia)

Texto e imagem reproduzidos do site: www destaquenoticias com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário