terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Museu da Gente Sergipana






Publicado originalmente no site Conhecendo Museus.

Museu da Gente Sergipana.

O Museu da Gente Sergipana celebra a cultura e a identidade do povo sergipano de forma interativa. Localizado na cidade de Aracaju, foi inaugurado em novembro de 2011 com a missão de promover ações que valorizem a diversidade do patrimônio artístico-cultural material e imaterial, assegurando o seu fortalecimento e disseminação. E o Conhecendo Museus foi com toda sua equipe mostrar os detalhes deste local de conhecimento e história aberto ao público.

Num prédio restaurado de 1926, o Museu da Gente Sergipana é um marco histórico para o Estado. Aracaju é a primeira capital do nordeste a receber um espaço cultural desse nível, voltado para a valorização da cultura sergipana, cercado de recursos de multimídia. A concepção artística do projeto é de Marcello Dantas, o mesmo que fez na cidade de São Paulo o Museu da Língua Portuguesa.

Festas, praças, personagens ilustres, culinária, ecossistemas: tudo é mostrado com muita tecnologia e criatividade. Diante de um espelho, trajes típicos se moldam perfeitamente ao corpo observador; no ambiente que reproduz uma feira, é possível pechinchar com o feirante virtual até conseguir uma boa oferta; no espaço dedicado aos repentistas, basta esperar a deixa e cantar a resposta sobre o tema proposto (a gravação pode ser publicada na internet).

O acervo do Museu foi instalado no antigo prédio do Atheneuzinho, que foi totalmente restaurado pelo Banco do Estado de Sergipe (Banese), em parceria com o Governo do Estado. Abriga um espaço multimídia de última geração. Além de tecnológico e interativo, apresenta a cultura riquíssima do povo sergipano...

--------------------------------------------------------------------------------------------

A escolha do prédio do antigo Colégio Atheneuzinho para sediar o Museu da Gente Sergipana não se deu por acaso. Em outubro de 2009, já sob a responsabilidade do Instituto Banese, foi iniciado o projeto de restauração do prédio que apesar do seu completo estado de abandono, teve as suas memórias e elementos caracterizadores da sua arquitetura totalmente recuperados.

A tarefa de realizar o projeto de restauração e adaptação para o novo uso museológico do Atheneuzinho ficou a cargo do escritório de arquitetura sergipano Ágora Arquitetos Associados, que coordenou uma equipe multidisciplinar composta por historiadores, designers, engenheiros, pesquisadores, artistas e, claro, arquitetos. Seguindo à risca o projeto original do prédio, foi possível restaurar elementos arquitetônicos e as pinturas parietais escondidos embaixo de diversas camadas de tintas.

Foram acrescentadas também algumas obras no entorno do atual prédio do Museu da Gente Sergipana, como uma edificação para abrigar o Instituto Banese, órgão gestor do Museu, o Café da Gente, e um estacionamento com mais de cem vagas, numa área que interliga a tradicional Praça Camerino ao Rio Sergipe.

O resultado final de todo esse processo de resgate histórico e arquitetônico resultou num complexo cultural que une passado, presente e futuro através de uma composição harmônica entre o antigo restaurado e reintegrado ao cenário urbano do Centro Histórico de Aracaju e o novo, marcado pela inserção de modernas estruturas metálicas e vidro.

O Museu da Gente Sergipana foi o projeto vencedor do Prêmio “O melhor da arquitetura 2012” na categoria Restauro. O prêmio é promovido pela Editora Abril, através da Revista Arquitetura e Construção.

Fonte: Museu da Gente Sergipana.

Texto e imagens reproduzidos do site: conhecendomuseus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário