quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Tapioca nordestina tem sabor de bons negócios em Sergipe




Publicado originalmente no site Turismo Sergipe, em 14/05/2012.

Tapioca nordestina tem sabor de bons negócios em SE.

Uma iguaria que tem sua origem em alimentos indígenas, a tapioca é um produto legitimamente brasileiro muito comum em todo o norte e nordeste do país. Hoje, a tapioca caiu no gosto dos brasileiros e, em quase todas as regiões nordestinas existem barracas de tapiocas que exploram o produto que, por si, incentivaram diversos modelos de negócios em todo o Brasil.

Em Sergipe, a tapioca é tão procurada que existe na Orla de Aracaju um lugar com dezenas de barracas que vendem as tapiocas de vários tipos. Outro ponto de venda que também é bastante tradicional na capital sergipana é no Mercado Municipal, onde existe um local exclusivo para a sua comercialização, o ‘Espaço do Beiju'. Para a senhora Josefina dos Santos, a profissão de tapioqueira lhe deu muitas oportunidades. "Aprendi novinha com a minha mãe e com isso consegui dar educação ao meu filho", diz.

Para o turista carioca Rodoval Carvalho de Oliveira, o sabor da tapioca é inigualável. "Sou apaixonado pela tapioca sergipana. Ela se desmancha totalmente na boca e o sabor é indiscutivelmente irresistível", ressalta o carioca que foi ao mercado com a família somente para comprar e degustar a iguaria.

As derivações da tapioca hoje têm são bastante comuns, sendo reinventadas de várias formas como os pés-de-moleque, bolachas, beijus molhado, tapiocas sem e com recheios doces e salgadas. "Com a tapioca, nós conseguimos o que nenhum outro país foi capaz de fazer, que é uma formulação totalmente diversa da conhecida receita, permitindo que se prepare uma enorme variação de produtos exclusivos em todo o mundo", expõe a comerciante Iraci de Almeida, que vende tapioca a mais de 54 anos no Mercado Municipal de Aracaju.

A Tapioca é um alimento que hoje que, tradicionalmente, está inserido na cultura alimentar do povo nortista e nordestino e sempre foi conhecida com substituto do pão. "O nordestino que se preze sempre come tapioca. Meus pais moram em São Paulo há 30 anos e morrem de saudades da tapioca sergipana, por conta disso toda vez que vou visitá-los sempre levo os produtos feitos da tapioca para eles", conta o sergipano Flávio dos Santos.

Valor Nutritivo.

A Tapioca é feita da mandioca que é uma excelente fonte de energia, pois é constituída basicamente de amido que é uma das principais fontes de carboidratos nos países tropicais. Possui vitaminas e sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo e vitaminas B e C. Além de ser uma boa fonte de fibras vegetais, que auxilia no trânsito intestinal, praticamente não possui gordura, o que é muito positivo para a saúde.

Como não possui glúten pode ser consumido por pessoas portadoras de doenças celíacas. Ganhou os centros comerciais das principais capitais do Brasil, sendo reinventada de várias formas com isso a tapioca vem abrindo fronteiras, superando desafios e cultivando oportunidades nos estados do nordeste.

Texto e imagens reproduzidos do site: turismosergipe.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário