sábado, 28 de janeiro de 2017

Amendoim cozido é patrimônio imaterial do estado de Sergipe

Foto reproduzida do site: diariodaregiao.com.br
Postada por MTéSERGIPE, para ilustrar o presente artigo.

Amendoim cozido é patrimônio imaterial do estado de Sergipe.

Quem vem a Sergipe, tem a oportunidade de experimentar diversos sabores da gastronomia regional. O caranguejo, a tapioca, as iguarias de milho e diversos outros pratos que são típicos do estado atraem muitos turistas pela boca! Um desses sabores autenticamente sergipanos é o do amendoim verde cozido: apesar de não ser uma iguaria exclusiva do nosso estado, a forma como ele é produzido e consumido é muito específica do povo sergipano. Seu cozimento com amendoim cozidoágua, sal e limão, bem simples e artesanal, deixa o alimento com sabor característico e muito apreciado como aperitivo.

Esta maneira de consumi-lo foi descoberta por acaso. O amendoim já era produzido em Sergipe, cozido em salmoura e mantido no próprio caldo. Um dia, um produtor decidiu adicionar limões no momento do cozimento, com o intuito de conservar o alimento. Ao verificar que o resultado não era o esperado e acreditando que teria prejuízos decorrentes do "erro", o produtor deixou o amendoim secar, escorrendo numa peneira. Ao prová-lo, depois de seco, ele percebeu que havia descoberto uma nova forma de produzir o amendoim.

Por conta disto e da paixão do sergipano por este petisco natural, é que foi sancionada uma lei estadual que reconhece o amendoim como patrimônio imaterial de Sergipe. A nova lei contempla tanto a preservação de um bem cultural típico, como também reforça a importância do produto no comércio local. Atualmente, Sergipe possui mais de 5 mil vendedores autônomos de amendoim verde cozido, que diariamente produzem e comercializam cerca de 84 toneladas do alimento. Isso faz com que o estado seja exportador do produto para outros lugares da federação como Bahia e São Paulo.

Venha conhecer o nosso estado, experimente os seus sabores e aprecie o que de melhor nossa gente tem para oferecer!... Conheça-nos e descubra Sergipe!

Fonte: site.celihotel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário