terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Clara Leite de Rezende

Foto reproduzida do site: somese.com.br

Clara Leite de Rezende nasceu na fazenda Angico, em Riachuelo, em 27 de junho de 1940, sendo seus pais Sílvio César Leite e Guiomar Sampaio Leite. Aprendeu as primeiras letras no Colégio Salvador, transferindo-se, depois, para o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, ambos em Aracaju. Completou os preparatórios no Colégio Estadual de Sergipe e, em 1958, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Sergipe (pela qual foi diplomada, em 1962).

De 1963 1967, exerceu a advocacia na capital sergipana, onde atuou como Conselheira do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.

Fez os cursos de Política e Estratégia (na Escola Superior de Guerra) e de Direito Comparado (na Universidade do México e na Sorbone, de Paris).

Em 1970, ingressou na magistratura. Foi, sucessivamente, Juiza de Direito das Comarcas de Nossa Senhora da Glória (1970 a 1972), Frei Paulo (1972-1975), Maruim (1975) e Estância (1975). Transferida para Aracaju, foi Juiza da 6ª. Vara Civel, Diretora do Fórum Gumercindo Bessa, Juiza Eleitoral e Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (do qual foi Presidente), Corregedora Eleitoral de Sergipe, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Presidente do Conselho da Escola Superior da Magistratura e Diretora da Escola Superior de Magistratura.

É portadora de várias honrarias, das quais destacamos a Medalha do Mérito Serigy (no grau de Comendador), e o Colar do Mérito Tobias Barreto, além das comendas do Governo do Estado de Sergipe. da Assembléia Legislativa de Sergipe, do Tribunal Regional do Trabalho, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e do Instituto Brasileiro dos Magistrados.

É membro titular da Academia Sergipana de Letras, desde 2004.
Clara Leite de Rezende é a primeira sergipana a ocupar a função de Desembargadora.

Texto reproduzido do blog: bainosilustres.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário