quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Francisco Pimentel Franco, Chico da P. Franco

Foto: César Cabral

Publicado originalmente no site RADAR SERGIPE, em 17 de agosto de 2019 

Por Onde Anda Você, Chico da P. Franco

Francisco Pimentel Franco, Chico da P. Franco, nasceu em Aracaju, no dia 14 de dezembro de 1931. Filho de Derbeval do Prado Franco e Dona Rosa Amélia Sobral, é casado com D. Maria Helena Melo Franco. Tem cinco filhos (Rosa Amélia, Denise Maria, Ana Suely, Ana Paula e Ricardo), nove netos e três bisnetos.

Foi aluno dos Colégios Jackson de Figueiredo e do Salvador, nos quais estudou o curso Primário. O seu pai, Derbeval Franco, era sócio da empresa P. Franco & Cia. Ltda. untamente com os empresários Dantas e José Arnoivo Campos, cuja sociedade possuía duas lojas de eletrodomésticos: P. Franco, em Aracaju, e Bahia Elétrica, em Salvador.

A loja de Salvador era administrada pelo seu Derbeval que, residindo na capital baiana, ficava dividido entre Salvador e Aracaju, onde os filhos passavam a maior parte sob os cuidados da esposa, Rosa Amélia.

Depois de concluir o Curso Primário, seu Chico decide se mudar para Salvador, a fim de cursar o Ginásio. Concluída essa etapa, no Colégio Marista, passou a estudar Contabilidade, no Campo Grande, à noite. A partir de então, começou a trabalhar na Loja Bahia Elétrica, do seu pai, que funcionava na Cidade Baixa. Assim, uniu o útil ao agradável, pois a teoria contábil que aprendia à noite, exercitava, na prática, durante o dia, ao lado do seu pai.

Ao lado da equipe Music Som

Os anos se passaram e ele foi adquirindo experiência e gosto pelo comércio. Concluídos os estudos contábeis, seu pai o manda de volta para Aracaju, a fim de assumir o comando da Loja P. Franco, uma vez que a sociedade existente acabara de ser desfeita.

Cheio de fôlego e disposto a mostrar tudo o que aprendeu na Bahia, seu Chico tratou de modificar o lay-out da loja, tornando-a bastante atraente aos olhos dos transeuntes que, com frequência, andavam pela rua João Pessoa, centro comercial de Aracaju.

Em pouco tempo, a Loja P. Franco se transformou na mais bonita, mais charmosa e mais reluzente de todo o comércio de Aracaju. Na época do Natal, por exemplo, ninguém hesitava em visitar as luxuosas e atrativas vitrines da loja. Luzes incandescentes, modernos eletrodomésticos, produtos com tecnologia de ponta deixavam a clientela com água na boca.

Fachada da loja P. Franco

Durante os anos 60, todos os domingos à noite, aconteciam memoráveis retretas ao longo da rua João Pessoa, e as lojas caprichavam para atrair os olhares e a atenção dos consumidores. Tanto era assim, que até contratavam decoradores para organizar as suas vitrines numa salutar competição que muito agradava aos que por lá passeavam. Magazine dos Móveis, A Elétrica, Larbelo, A Moda, Lojas Satélite, Livraria Regina, A Diamante, A Sugestiva e tantas outras se espelhavam no jeito renovado de expor, caracterizado pela P. Franco.

Seu Chico, com aquele seu “jeitão”, cativava cada vez mais a sua clientela que tinha no gerente Araken a referência do bom atendimento e reponsabilidade comercial. P. Franco se tornou sinônimo de qualidade em eletrodomésticos, material elétrico, lustres, radiolas, discos e bicicletas.

Seu Chico da P. Franco foi responsável pela implantação da primeira repetidora de TV (Canal 2 do Recife), no Morro do Urubu. Juntamente com Irineu Fontes, montou uma torre (cedida pela prefeitura de Riachuelo) e o sinal passou a ser captado pelos aracajuanos. Participou, ao lado de outros empresários locais, da criação e instalação da TV Sergipe, a primeira TV sergipana.

Sempre inovador, passou a oferecer o serviço do BIP, aparelho que ajudava a localizar pessoas e transmitir recados através do telefone. A Central emitia um “bip” para o usuário (que usava um aparelho tipo celular) e este telefonava para a atendente a fim de receber alguma informação.

Outro empreendimento idealizado por ele foi o Music Som, serviço que fornecia música ambiente e outros gêneros, 24 horas por dia, através as linhas telefônicas da Telergipe.

Bem antes de tudo isso, Seu Chico da P. Franco e o pai, senhor Derbeval, foram distribuidores da cerveja Antarctica para todo o Estado de Sergipe. O produto chegava de navio e era estocado num armazém na Av, Ceolho e Campos, de onde seria distribuído para os comerciantes.

Membro da Associação Comercial, CDL, Lions Club e sócio do Iate Clube e Associação Atlética de Sergipe, Francisco Pimentel Franco, Seu Chico da P. Franco, mora na Praça Camerindo, em Aracaju. Diariamente vai ao seu escritório e é frequentador assíduo dos bancos do Calçadão da rua João Pessoa, onde encontra velhos amigos, para colocar os assuntos em dia.

Texto e imagens reproduzidos do site: radarsergipe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário