sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Posse da Dra. Celi Marques na Academia Sergipana de Medicina








Fotos: Ana Lícia Menezes/PMA

Publicado originalmente no site da Agência Aracaju de Notícias, em 16 de agosto de 2019

Edvaldo participa da posse de Celi Marques na Academia Sergipana de Medicina

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, na noite desta quinta-feira, 15, a posse da médica cardiologista e professora Celi Marques Santos na Academia Sergipana de Medicina. A nova imortal sucede Dalmo Machado de Melo na cadeira de número 13, cujo patrono é Fernando Sampaio. Para o prefeito, o ingresso de Celi Marques na ASM é o “reconhecimento justo de uma trajetória excepcional”

“Celi é uma pessoa de grande capacidade, talento e inteligência. Tem uma trajetória excepcional: é filha de empregada doméstica, negra e venceu todas dificuldades da vida, superou os preconceitos e conseguiu entrar na faculdade de Medicina quando era muito difícil. Se formou, fez uma carreira extremamente brilhante. É uma grande cardiologista, das melhores de Sergipe. Celi pratica a medicina do exemplo. Ela não cuida do paciente apenas pelo olhar da doença e do medicamento. Ela enxerga o ser humano como um todo. E isto faz muita diferença”, destacou Edvaldo.

O prefeito ressaltou ainda que é “motivo de orgulho” ver Celi Marques se tornar acadêmica da ASM. “Celi é minha médica. Foi quem cuidou da minha por quase 15 anos e é também a médica do meu pai. Celi é uma figura incrível. Este é um momento muito feliz, por isso compareci à posse desta amiga, médica, cientista e ser humano incrível que hoje se eleva”, disse.

O acadêmico Marcos Antonio Almeida Santos, que fez o discurso de saudação, destacou a trajetória da nova imortal, pontuando aspectos de sua vida pessoal e da sua formação profissional. “Celi soube com tenacidade, resiliência, perspicácia, competência, modéstia, vigor e inteligência traçar a sua própria história e colher da vida os seus melhores frutos”, declarou.

Celi se disse muito emocionada e feliz em passar a integrar a ASM. Segundo ela, “adentrar a este respeitável sodalício é motivo de júbilo, razão extrema de reflexão por tanto mérito recebido”. “Integrarei uma plêiade de médicos comprometidos em promover, incentivar, contribuir e participar das ações que visam o desenvolvimento da Medicina nos seus múltiplos aspectos”, afirmou.

Para ela, “mais importante que se imortalizar, é trabalhar em prol da imortalidade do juramento de Hipócrates, dos valores éticos e humanísticos da Medicina, é fazer história, dar exemplo e vencer os desafios em prol do bem comum”.

Celi Marques Santos é  aracajuana. Cursou Medicina na Universidade Federal de Sergipe. Possui o título de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e em medicina intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira. É também especialista em Medicina de Tráfego pela Associação Médica Brasileira. Desde estudante já atuava no Hospital São Lucas, onde permanece até a presente data, tendo ocupado vários cargos dentro da Cardiologia e da Unidade de Terapia Intensiva. Exerce a docência na Universidade Tiradentes.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário