domingo, 6 de janeiro de 2019

Livro "POEMAS", de Ismael Pereira


Ismael, Izabel Cristina, Eunice Guimarães (ambas da Academia Literária de Vida) e Israel

Texto publicado no blog 'Academia Literária de Vida', em 26/11/2018

"POEMAS" de Ismael Pereira
  
Quem é o autor

Ismael Pereira Azevedo, sergipano, artista plástico, empresário, nascido em 1º de outubro de 1940, filho de Joana Pereira Azevedo (in memoriam), casado com Cecy Roque Pereira com quem teve dois filhos: Ted France e Telma Roque. Divorciado, casou-se com Isabel Cristina Melo dos Santos Pereira, tiveram 3 filhos: Ismael, Israel e Antônio.

Ismael radicou-se em Arapiraca-Alagoas, no ano de 1965. Empresário do ramo de publicidade e artista plástico, fundador da Câmara Júnior em Arapiraca, integrante da Maçonaria, participante de diversas entidades e eventos nos campos artístico e cultural, foi convidado a ingressar na atividade pública, sendo eleito Vereador, para o 1º mandato de 1973 à 1976 quando também foi eleito presidente da Câmara no biênio 1973/1974. Participou em comissões legislativas e liderança de partido. Exerceu os mandatos de Deputado Estadual de 1983 a 1986, de 1987 a 1990, sendo várias vezes considerado um dos mais atuantes da Assembleia Legislativa. Reconhecido um dos mais eloquentes oradores de Alagoas, bateu vários recordes de apresentação de indicações, requerimentos e de ocupação da tribuna da Casa Legislativa de Tavares Bastos. Foi Deputado constituinte, exercendo destacado papel na elaboração de vários capítulos da Constituição Estadual. Serviu de elo de ligação entre a sociedade civil organizada e o Poder Legislativo. Na eleição de 1990, ficou como suplente, tendo assumido durante praticamente a metade do mandato. Voltou a concorrer em 1994, ficando na 3ª suplência da sua coligação. Nesse período, exerceu o cargo de Subsecretário da Secretaria para Assuntos do Gabinete Civil do Governo de Alagoas, no ano de 1996, voltando a assumir a vaga na Assembleia Legislativa pelo afastamento de Deputados titulares.

EM SERGIPE

Na sua volta para Aracaju, Ismael dedicou-se ao trabalho de publicidade, pintura em telas e peças de cerâmicas. Já realizou inúmeras exposições, sempre elogiadas pela crítica especializada. Atualmente comanda juntamente com seu filho, o Atelier de Artes Ismael Pereira & Israel Melo, na Rua Campo do Brito, N. 314, bairro 13 de julho. Ali expõe suas mandalas, esculturas diversas e quadros. Não bastasse tudo isso ele ainda, tem o dom da eloquência e escreve poesias. É membro da Associação Alagoana de Imprensa e da Academia Alagoana de Cultura. Tomou posse na Academia de Letras de Aracaju, em setembro de 2016, cujo patrono é Epifânio Dória. Foi eleito para a Academia de Letras do Amplo Sertão Sergipano, ocupando a cadeira cuja patrona é a escritora sergipana Rosa Faria. Sua posse ocorreu no dia 11 de novembro de 2017, às 20:00 horas, no auditório da AABB, na cidade de Nossa Senhora da Glória...

Fontes: Site Ricardo Nezinho e familiares.

Texto e imagens reproduzidos do blog: academialiterariadevida.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário