sábado, 12 de janeiro de 2019

Maruinense Hildegards Azevedo faleceu aos 82 anos


Publicado originalmente no site do Jornal de Maruim, em 11/01/2019

História de Maruim

Maruinense Hildegards Azevedo faleceu aos 82 anos

Faleceu na manhã desta sexta-feira (11), aos 82 anos, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE), Hildegards Azevedo, devido a complicações decorrentes de uma neoplasia pulmonar. O velório ocorrerá no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju, no turno da tarde, com sepultamento previsto para às 17h, no mesmo local.

Filho de Raul José dos Santos e Lindaura Azevedo Santos, Hildegards Azevedo nasceu em Maruim/SE no dia 22 de outubro de 1936.

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade Federal de Sergipe, Hildegards Azevedo foi funcionário público como fiscal de renda de 1965 a 1986. Também atuou como secretário de finanças do município de Aracaju, na administração do prefeito João Alves Filho (1975-1979), presidente da Companhia de Processamento de Dados de Sergipe (1979-1980), presidente da Empresa Gráfica Universitária (Unigráfica) (1980-1982), secretário de Estado de Governo (1983-1984), secretário-chefe do gabinete civil (1984-1985) e secretário de Estado da Fazenda (1985-1986). Em 21 de novembro de 1986, Hildegards foi nomeado conselheiro do TCE, ocupando vaga deixada pelo conselheiro Carlos Alberto Barros Sampaio, um dos membros fundadores do órgão. Na Corte, antes de aposentar-se, em 12 de dezembro de 2006, ocupou as funções de corregedor-geral, vice-presidente e presidente.

Na área do magistério, Hildegards Azevedo foi professor da disciplina Administração Brasileira, na Faculdade Tiradentes no período de 1976 a 1982. Aprovado em concurso público, lecionou na Universidade Federal de Sergipe no período de 1983 a 1985, one lecionou a disciplina Direito Administrativo.

No município de Maruim existe um conjunto que recebe o nome do ilustre filho. Hildegards era tio do ex-vereador Jodil (Joca) e do atual vereador por Maruim, Moisés Azevedo (PT do B).

O conselheiro-presidente do TCE/SE, Ulices Andrade, manifestou condolências aos familiares e destacou a atuação do conselheiro Hildegards como "um profissional competente e dedicado que muito contribuiu para o controle externo brasileiro".

O prefeito de Maruim, Jeferson Santana, decretou luto oficial de três dias em respeito ao grande trabalho do ilustre maruinense.

Fonte: Prefeitura de Maruim

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldemaruim.com

Um comentário:

  1. Boa noite!
    Lamento a morte de um parente que nunca conheci, embora tenha ouvido grandes histórias sobre ele.
    Meu avô Joaquim Pereira de Azevedo, primo de Degas, morava em Aracaju, sua casa também foi moradia nos dia de semana de seu primo que estudava no centro da cidade. Meu avô falava que Degas era muito inteligente e um grande amigo durante a juventude.
    Um belo dia pesquisei sobre Degas na internet, para minha surpresa achei a foto de um senhor muito parecido com meu avô, ao ver a foto meu avô logo se emocionou, há anos não via seu primo...
    Ao dono do Blog, me chamo Rômulo Azevedo, professor de História no RJ, estou em buscando informações sobre minha família em Sergipe. Espero que possa me ajudar com alguma informação da família Azevedo.

    ResponderExcluir