quarta-feira, 15 de maio de 2019

Ensaio biográfico de Valmir Fernandes Fontes


Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 14 de maio de 2019 

Ensaio biográfico de Valmir Fernandes Fontes
Por Lúcio Antônio Prado Dias (Blog Infonet)

Participei nesta segunda-feira, 13 de maio, na Sociedade Semear, da concorrida noite de autógrafos da escritora Ana Maria Fonseca Medina, da Academia Sergipana de Letras, autora do livro “Dr. Valmir Fernandes Fontes – Ensaio Biográfico”. Tive a honra de escrever uma das abas do livro (a outra foi da lavra do confrade Francisco Rollemberg). Fui também um dos oradores na solenidade, ao lado da escritora e do homenageado, além do ex-governador Albano Franco. Não poderia deixar de registrar o meu contentamento e a honra de poder participar do projeto, na condição de presidente da SOBRAMES do meu estado.

O médico VALMIR FERNANDES FONTES, sergipano de Boquim, se destacou na medicina paulista com repercussões internacionais, mas pouco conhecido dos sergipanos.

A sociedade atual carece de paradigmas, de modelos a imitar, de exemplos a seguir. Valmir, um luminar da ciência brasileira, sergipano de Boquim, emprestou à Bahia e ao Brasil, ciência, humanismo e inteligência. De Boquim para Salvador, desta para São Paulo, até o reconhecimento científico, nacional e internacional, no cenário da cardiologia pediátrica, fazendo parte da equipe de Adib Jatene. Nada escapou ao olhar e à pesquisa da escritora que ostenta o condão de levar ao conhecimento da sociedade a dignificante história de vida de Valmir Fernandes Fontes, na construção da base moderna da ciência brasileira.

A contribuição da Imortal da Cadeira 16 da ASL inclui publicações a exemplo de Ponte do Imperador (1999); a organização das   Efemérides Sergipanas de Epifânio Dória (2009); Mário Cabral – vida e obra (2010) e as Crônicas da passagem do século, reunindo narrativas produzidas pelo médico Edilberto Campos (2017). As pesquisas que realizou sobre os Fernandes da Fonseca, para a tessitura de Trilhando Memórias (2013), foram fundamentais para a consolidação do seu desejo de aprofundar os estudos sobre a vida e a obra de Valmir Fernandes Fontes. Para tanto, pesquisou em arquivos e bibliotecas, conversou com alunos e colegas de profissão do médico, referência para as suas sólidas formações intelectuais e científicas.

Este livro é portador de uma história envolvente, fruto da sua capacidade intelectual exposta em escrita elegante e refinada, conhecimento fundamentado da trajetória de um sergipano que, pela força arrebatadora e libertadora da educação, alcança os píncaros da glória na Medicina Brasileira.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário