quarta-feira, 29 de maio de 2019

Morre Apolônio Xocó, ex-cacique da única tribo indígena de Sergipe


Publicado originalmente no site FAN F1, em 28 de maio de 2019

Morre Apolônio Xocó, ex-cacique da única tribo indígena de Sergipe

Por Célia Silva

O primeiro cacique da tribo Xocó, José Apolônio dos Santos, morreu aos 58 anos nesta terça-feira, 28, no Hospital de Nossa Senhora da Glória, sertão de Sergipe. Ele estava internado havia 22 dias para tratamento de problemas decorrentes da diabetes e do coração, mas faleceu por volta das 15h na companhia de familiares.

O corpo chegou na aldeia no início da noite. Segundo Noel Ramos, radialista e indígena da tribo Kariri Xocó, em Porto Real do Colégio (AL), o sepultamento será às 10h dessa quarta, 29, no cemitério da tribo, que fica na ilha, no rio Francisco, onde Apolônio morava.

 Apolônio com Noel Ramos. Foto: Arquivo pessoal

Ultimamente, Apolônio Xocó dedicava-se à música e ao programa Voz do Índio, na Aperipê AM, aos sábados das 13h às 14h. Desde outubro de 2013, quando o programa começou, dividia a bancada com Noel Ramos.

Há cerca de dois meses, Apolônio se afastou do programa em decorrência dos problemas de saúde. “Ele era um guerreiro em defesa do povo indígena. Com o programa ele buscava mostrar o potencial do povo indígena”, disse Noel Ramos.

Apolônio Xocó deixa seis filhos. Ele foi o primeiro cacique da tribo e o embaixador do único povo indígena de Sergipe.

A aldeia Xocó fica na Ilha São Pedro, município de Porto da Folha (SE), município ribeirinho do São Francisco.

A tribo – A tribo Xocó é a única comunidade indígena de Sergipe legalmente reconhecida. Os indígenas estavam dispersos pelo município de Porto da Folha e localidades próximas, mas no dia 9 de setembro de 1979, voltaram a ocupar a Ilha de São Pedro, território do qual haviam sido expulsos pelos jesuítas séculos atrás. Apenas nos anos de 1990, a Funai homologou a Caiçara, território que eles também reivindicavam, como parte das terras indígenas de etnia Xocó. A aldeia abriga mais de 600 índios em um território de aproximadamente 4.500 hectares.

Texto e imagens reproduzidos do site: fanf1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário