quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Ator sergipano morre em Salvador

Publicações compartilhadas do site DESTAQUE NOTÍCIAS, de 19 de setembro de 2023

Ator sergipano morre em Salvador

Harildo Déda apresentava saúde debilitada

Morreu em Salvador, nesta terça-feira (19), o ator e diretor teatral Harildo Déda, um dos nomes de maior destaque do teatro baiano. Nascido no município sergipano de Simão Dia, Déda tinha 83 anos e foi para a capital baiana ainda na adolescência para estudar e iniciou seu caminho nas artes cênicas. Harildo era professor aposentado da Escola de Teatro da Univesidade Federal da Bahia (Ufba), instituto que ajudou a consolidar. Ao longo da carreira, o artista sergipano atuou em mais de 70 peças e dirigiu cerca de 30.

“Mestre Harildo agora é memória viva, presente, preservada em cada aluno, em cada aluna, que levarão para sempre a sua sublime generosidade e entrega ao trabalho de esculpir vidas. Viva Harildo Deda”, escreveu o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro. O ator também teve atuações na TV, em séries como O Pagador de Promessas e Dona Flor e Seus Dois Maridos.

Harildo Déda estava internado no Hospital Português e apresentava saúde debilitada. A causa da morte, contudo, não foi revelada. O corpo será enterrado em Simão Dias, mas haverá uma homenagem às 11h desta terça-feira, no Teatro Martim Gonçalves, no Canela, que deve reunir alunos da Escola de Teatro, a comunidade acadêmica e os colegas de palco.

Fonte e foto: Jornal Correio da Bahia

----------------------------------------------------------------------

Destaque Notícias, 20 de setembro de 2023

Corpo de ator será sepultado em Riachão do Dantas

Harildo Déda era professor aposentado da Escola de Teatro da Univesidade Federal da Bahia

O corpo do ator e diretor sergipano Harildo Déda, 83 anos, será sepultado, nesta quarta-feira (20), no cemitério de Riachão do Dantas, município localizado na região Centro-Oeste de Sergipe. Nascido em Simão Dias, o artista morreu, nessa terça-feira (19), em Salvador, onde residia desde a adolescência. O velório começa às 7 horas de hoje, no Velatório Osaf, localizado à rua Itaporanga, em Aracaju, devendo o féretro seguir para Riachão às 14 horas.

Aplausos calorosos e um coral das músicas ‘A cigarra’ e ‘O bêbado e a equilibrista’ guiaram a saída, às 17h30 de ontem, do corpo do ator e diretor Harildo Déda do Teatro Martim Gonçalves, no bairro Canela, em Salvador. As canções foram escolhidas pelos amigos, admiradores e alunos de Déda pensando no que ele gostaria de ouvir em um momento de alegria. Harildo era professor aposentado da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), instituto que ajudou a consolidar. Ao longo da carreira, o artista sergipano atuou em mais de 70 peças e dirigiu cerca de 30 outras.

Salve mestre

Após o caixão ser posto no carro funerário que leva o corpo de Harildo para ser sepultado em Riachão do Dantas, houve mais palavras de despedida gritadas em coro: ‘salve mestre’, ‘xau mestre’. Para a professora Carla Sampaio, prima de Déda que mora em Salvador, ver a demonstração de carinho da família que ele formou no teatro é o que conforta os corações dos familiares sanguíneos.

“Por mais difícil que este momento esteja sendo, ver a família que ele construiu no teatro me conforta. Para nós, ele era o nosso Didinho, aqui, ele era Dadinho. É outro tipo de relação, mas hoje, também como professora, escutar os amigos dele falando me fez pensar: ‘eu quero ser um milionésimo desse professor que ele foi’, porque isso aqui é lindo de ver”, disse Carla.

Foto: Facebook

Textos e imagens reproduzidos do site destaquenoticias com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário