sábado, 16 de setembro de 2023

Livro “Jackson Barreto: Tempo e Contratempo” de Jorge Carvalho


 Livro “Jackson Barreto: Tempo e Contratempo” captura JB como a maior liderança popular de Sergipe

Publicação compartilhada do Portal JLPOLÍTICA, de 15 de setembro de 2023 

Livro “Jackson Barreto: Tempo e Contratempo” segura tese de que JB foi “maior liderança popular de SE dos séculos XX e XXI”

Por Jozailto Lima * (Coluna Aparte)

O livro “Jackson Barreto: Tempo e Contratempo”, do historiador Jorge Carvalho do Nascimento, está pronto, é grande - 480 páginas -, proporcionalmente ao tamanho do biografado e vai enfeixar e defender a tese de que durante 51 anos de vida política e disputas eleitorais Jackson Barreto de Lima amealhou para si o título de “a mais importante liderança popular do Estado de Sergipe nos séculos XX e XXI”.

Na análise de Jorge Carvalho do Nascimento, isso foi construído tendo por epicentro 14 eleições com as quais e Jackson Barreto se envolveu diretamente na disputa, indo de vereador e prefeito de Aracaju a governador do Estado, passado por outras esferas dos Legislativo estadual e federal e elegendo outras pessoas a postos altos, como a Prefeitura da Capital.

O livro “Jackson Barreto: Tempo e Contratempo” vem à lume pela Criação Editora, estará em mãos do autor ainda antes do final deste mês, chega com apenas mil exemplares da primeira edição, mas já com promessa de uma reimpressão para breve. Ele tem design e capa de Adilma Menezes e revisão de Ronaldson Sousa. 

“Com “Jackson Barreto: Tempo e Contratempo” podemos afirmar com muita clareza que no cenário local hoje JB é a mais importante liderança popular do Estado de Sergipe dos séculos XX e XXI. Não estou dizendo que é a única liderança popular. Estou a dizer que ele é a mais importante. Se for considerado que JB obteve o seu primeiro mandato, que foi o de vereador, no ano de 1972, teremos aqui 51 anos de lutas políticas e de conquistas de mandatos, com 11 vitórias e apenas três derrotas”, diz Carvalho.

Legenda da foto: Jorge Carvalho e Jackson Barreto: os dois atuaram ao mesmo como secretário de Educação e governador do Estado, respectivamente.

“O livro “Jackson Barreto: Tempo e Contratempo” cobre a vida de Jackson desde o 6 de maio de 1944, que é o dia em que ele nasce, até a última eleição da qual ele tomou parte diretamente em disputa, que foi a de 2018, quando não se elegeu senador de Sergipe. Mas acompanhe comigo o roteiro de vitórias dele: foi vereador de Aracaju em 1972, deputado estadual em 1974, deputado federal em 1978, foi reeleito federal em 1982, foi eleito prefeito de Aracaju em 1985, voltou a ser vereador em 1988 e retornou à Prefeitura da Capital em 1992. Em 2002 acessou um novo mandato de deputado federal, em 2006 se reelegeu federal, em 2010 conquistou o mandato de vice-governador, vira governador em dezembro de 2013 com o falecimento de Marcelo Déda e se reelegeu governador em 2014. Ele perdeu eleição de governador 1994 e de senador em 1998 e em 2018”, relembra Jorge Carvalho.

“E é exatamente por isso que eu afirmo que ele é a maior liderança popular da história de Sergipe, porque durante 51 anos se manteve na liderança e mesmo quando perdeu as três eleições, continuou sendo um líder”, afirma Jorge Carvalho.

Segundo Jorge Carvalho do Nascimento, não há ainda a data de lançamento definida porque estão sendo ajustadas duas situações: o local e a agenda do próprio Jackson Barreto. “Por ser um livro que escrevi sobre ele, fiz questão de convidá-lo para estar presente no lançamento. Mais do que isso: se depender de mim, ele vai tomar assento na bancada do autógrafo. Eu sentarei numa mesa e colocarei uma outra vizinha e ao lado para ele. Mas esta é uma decisão que caberá ao próprio Jackson, e eu espero que ele concorde com esta minha proposta”, diz.

Legenda da foto: Figuras iniciantes - Jonas Amaral, JB, Bosco Moraes e José Carlos de Oliveira Filho em 1971 em ato de colação grau em Direito pela UFS

“Este livro é um estudo biográfico que fiz com ele vivo, presente e colaborativo. Pedi a colaboração dele, se predispôs e durante a pesquisa realizei cinco longas entrevistas com ele para que me esclarecesse uma série de pontos que me pareciam nebulosos. Depois pedi-lhe uma série de documentos sobre temas que encontrei registrados na imprensa e em entrevistas que outras pessoas me concederam, ele me permitiu acesso a esses documentos do arquivo pessoal, assim como pedi fotos também do arquivo pessoal, de onde obtive registros significativos”, revela Jorge.  

Pela significação histórica e pelo interesse geral e difuso sobre a figura de Jackson Barreto, Jorge Carvalho do Nascimento aposta numa perspectiva de êxito desta biografia. “Inicialmente, nós teremos uma edição de mil exemplares, mas pelo interesse geral que algumas pessoas físicas, grupos sociais e livreiros já manifestaram ao tomar conhecimento desse trabalho, acredito que a gente vai ter de fazer uma reimpressão já em curto espaço de tempo”, diz.

Apesar de Jorge contabilizar 51 anos de vida pública de JB - de 1971 até hoje -, a narrativa de “Jackson Barreto: Tempo e Contratempo” cessa em 2018, ano da última eleição disputada por JB. Ou seja, 46 anos ininterruptos de vivências políticas e eleitorais. No ano passado, Jackson Barreto ensaiou mais uma candidatura ao Senado, mas não conseguiu levá-la adiante. “O livro discute e debate a história de JB e não o futuro dele”, diz o autor. 

-------------------------

* Jozailto Lima - É jornalista há 40 anos, poeta e fundador do Portal JLPolítica. Colaboração/ Tatianne Melo.

Texto e imagens reproduzidos do site: jlpolitica com br/colunas/aparte

Nenhum comentário:

Postar um comentário