segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Artigo: 'Lucidez!', por Lygia Prudente



Post compartilhado do Facebook/Lygia Prudente, de 15 de outubro de 2023

Lucidez!

Por Lygia Prudente

O ensinar e o aprender se entrelaçam no dia a dia da sala de aula, numa absorção mútua de vivências e conhecimentos. É um jogo, porque à medida que o professor se propõe a despertar a motivação para o aprender, e a aprendizagem se manifesta, ele continua a viver na pessoa para a qual está ensinando. Tarefa sublime esta, cuja maior meta é sensibilizar o aluno para o exercício do espírito crítico porque a partir daí, a aprendizagem acontece natural e ricamente, para seu regozijo, que prazerosa e independentemente à falta de reconhecimento, partilha os seus conhecimentos.

É professor, o seu talento não pode ser copiado. É singular, é seu. Continue alimentando a sua criatividade e assim você será imortal, comemorando à cada ano, o Dia do Professor, quando você é lembrado com ar festivo, infelizmente neste dia somente .

Uma das maiores curiosidades quando se fala sobre a profissão de educador no Japão, é que essa é a única profissão que não deve se curvar diante do Imperador. Afinal de contas, a cultura japonesa respeita tanto os professores que sabe que sem um professor, não é nem mesmo possível existir um Imperador. Uma quimera, aqui no Brasil.

Viva o Professor, que se doa, que se entrega à missão tão nobre!

Texto e imagem reproduzidos do Facebook/Lygia Prudente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário