terça-feira, 3 de outubro de 2023

Destaque na educação em SE, Prof.ª Maria Hermínia morre aos 94 anos

Foto por: Maria Odília

Publicado originalmente no site do Portal INFONET, em 3 de outubro de 2023 

Destaque na educação em SE, Prof.ª Maria Hermínia morre aos 94 anos

A professora Maria Hermínia Caldas faleceu na manhã desta terça-feira, 3, aos 94 anos, em Aracaju. Hermínia é considerada um grande nome da educação sergipana, tendo atuado de forma ativa e participado de importantes marcos desse âmbito social. A causa da morte não foi divulgada.

Em nota de pesar divulgada, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) lamentou a morte da professora e reconheceu a importante contribuição da educadora para a educação sergipana.

“Professora Hermínia construiu história de vida ao lado dos alunos que tanto amava sem distinção e será sempre lembrada em todos os nossos corações!”, diz parte da nota da Seduc.

Legado

Natural de Propriá, Hermínia ingressou no serviço público em 1956 dedicando-se à docência no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, na Escola Normal, no Colégio Estadual Atheneu Sergipense, na Escola Tiradentes e no Instituto de Educação Rui Barbosa. Também trabalhou em Pré-vestibulares e lecionou Língua Portuguesa e Literatura, Francês, Espanhol, Latim, Psicologia e Pedagogia.

Em 1969, a convite da Associação dos Professores Licenciados do Brasil, secção Sergipe, foi para a Seduc, onde ajudou a implantar o Departamento de Ensino Médio. Em 1975, retorna para a Escola Normal e quatro anos depois foi retorna à Seduc para trabalhar na Coordenação de Moral e Cívica. Por esse motivo, a educadora é uma referência nas atividades da Semana da Pátria e do 7 de Setembro. A educadora organizou os famosos desfiles cívicos de 7 de setembro na capital sergipana de 1979 e até 2014.

Em maio deste ano, Maria Hermínia foi homenageada pela pasta da educação com a nomeação do “Auditório Professora Maria Hermínia Caldas”, na sede da instituição, um dos espaços mais requisitados e utilizados por professores, alunos e comunidades escolares.

Hermínia deixa um acervo de mais de 10 livros, entre ficção, poesia, literatura infantil, educacional, entre eles “Vultos da História da Educação em Sergipe”, escritos por ela.

Por Luana Maria e Verlane Estácio com informações da SEDUC

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário