terça-feira, 7 de outubro de 2025

Carmelita Pinto Fontes parte aos 92 anos...

Professora Carmelita Fontes: uma mulher à frente do seu tempo

Artigo compartilhado do site JLPOLÍTICA, de 7 de outubro de 2025

Carmelita Pinto Fontes parte aos 92 anos e deixa legado eterno na educação e cultura sergipana

Por Pascoal Maynard *

A manhã desta terça-feira, 7, trouxe uma notícia que entristeceu profundamente o meio acadêmico e cultural de Sergipe: faleceu, aos 92 anos, a professora e poeta Carmelita Fontes, uma das mais respeitadas educadoras e intelectuais do Estado. 

Nascida em Laranjeiras, em 1º de fevereiro de 1933, Carmelita Pinto Fontes formou-se em Letras pela Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe em 1957. Iniciou sua carreira docente em 1962, lecionando na mesma instituição e, posteriormente, na Universidade Federal de Sergipe, onde permaneceu até sua aposentadoria em 1991.

Com pós-graduação em Linguística, Literatura Francesa e Literatura Hispano-Americana, Carmelita se destacou como educadora, pensadora, poeta e defensora da cultura regional. 

Foi cofundadora da Academia Sergipana de Jovens Escritores e atuou em conselhos estaduais de Cultura e Educação. Sob o pseudônimo Gratia Montal, escreveu para jornais como A Cruzada, Diário de Aracaju e República de Lisboa. 

Produziu quase 20 peças de teatro infantil e publicou o livro de poemas Tempo de Dezembro, em 1982, considerado um marco da poesia sergipana.

Em 1984, foi eleita para a Academia Sergipana de Letras, ocupando a cadeira nº 38. Sua atuação como educadora foi tema de dissertações acadêmicas e recebeu homenagens públicas. Entre seus ex-alunos, destaca-se o ex-governador Marcelo Déda, que sempre reconheceu sua influência formadora.

O programa “Expressão” exibirá nesta sexta-feira, dia 10, o documentário “Carmelita Fontes” que tive a honra e o privilégio de produzir e dirigir.

-------------------------------

* É jornalista, documentarista  e produtor cultural. Atualmente exerce o cargo de Assessor Especial da Funcap, Presidente do Conselho Estadual de Cultura e apresentador do programa Expressão na Aperipê TV.

Texto reproduzido do site: jlpolitica com br/coluna-aparte

Nenhum comentário:

Postar um comentário