segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Dia 24 de outubro é comemorado o Dia da Sergipanidade


Dia da Sergipanidade.

No dia 24 de outubro é comemorado o Dia da Sergipanidade. Este dia marca a data em que o estado de Sergipe se emancipou, politicamente, da província da Bahia, se tornando totalmente livre e independente.

Muito mais do que ser independente em termos territoriais, este dia marca o surgimento da identidade dos sergipanos em todos os aspectos, seja na cultura, folclore, música, dança ou literatura, dentre outros.

“Dia de Sergipe ou Dia da Sergipanidade”, o 24 de outubro tem a cara, o sentimento, a coragem dos sergipanos, na afirmação dos seus interesses e projetos. Todas as vezes que for preciso recorrer à história, para construir o futuro de liberdade, prosperidade, e paz, o 24 de outubro estará inabalado em sua importância, como uma referência que pertence a todos os sergipanos, de todos os tempos”, explica o historiador Luis Antônio Barreto, em um de seus textos publicados no Portal Infonet.

O dia 24 de outubro é, antes de tudo, um reforço do orgulho do povo em ser sergipano, por ser marcado por sua coragem, luta e determinação ao longo de séculos. É um dia que deve ser comemorado em qualquer data no ano.

Trecho de artigo publicado no site pge.se.gov.br/dia-da-sergipanidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário