quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Museu da Gente Sergipana promove passeio pela história do tototó


Publicado originalmente no site do Governo de Sergipe, em 30/05/2016.

Museu da Gente Sergipana promove passeio pela história do tototó.
Passeio encerrou programação da 14ª Semana de Museus.

(...) O Museu da Gente Sergipana e a Associação de Tototós da Barra dos Coqueiros promoveram um passeio pelas águas do Rio Sergipe por meio dos tototós Azul do Mar e Sergipe Star, que dessa vez traziam à bordo passageiros interessados em embarcar na história dessas tradicionais embarcações.

A iniciativa, que tem o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-Se) e do Instituto Banese, contou com a presença de 40 pessoas que aproveitaram o passeio que encerrou a programação da 14ª Semana de Museus e que marca a despedida da Exposição Tototó do Rio Sergipe, em cartaz desde agosto de 2015 no Museu da Gente Sergipana.

Além de admirar as belezas das paisagens de Sergipe, o percurso permitiu conhecer mais sobre o contexto histórico, cultural, econômico e social que permeiam as canoas tototós e inevitavelmente experimentar um pouco do convívio diário dos canoeiros, com o rio Sergipe e com essa embarcação.

Os passageiros contaram com o reforço de quem convive há anos com essa realidade e de quem pesquisou todo esse contexto. A presidente da Associação de Tototós da Barra dos Coqueiros e filha do canoeiro Pedro, Mary Almeida, juntamente com os educadores do Museu da Gente Sergipana, Jhon Lennon e Ezequiel Silva, a bordo da tototó comandada por seu Hipólito, ficaram encarregados de contextualizar o percurso feito pelas tototós.

Para Mary Almeida, a oportunidade foi especial por diversos motivos. “É muito importante para mim poder transmitir o conhecimento que adquiri a partir da minha vivência e da pesquisa que tenho feito para conhecer melhor esse universo de sustentabilidade que envolve as tototós e o contexto que existe por traz dessa embarcação. Uma história que tem sido fortalecida pelo Museu da Gente Sergipana através de ações que abrem os olhos dos sergipanos para o que nós somos. Também estamos muito felizes em fazer parte do encerramento da exposição que homenageia as embarcações e os canoeiros da Barra, além de estar na programação da Semana de Museus, afinal, tanto o Museu da Gente quanto as tototós fazem parte de uma linda paisagem de Aracaju. Hoje eu também aprendi com tantas pessoas que se dispuseram a conhecer melhor esse mundo das tototós”, comemora.

Além de muitas pessoas de Aracaju, o passeio atraiu gente de outras regiões. Foi o caso do empresário André Santana Guimarães, do município Pedrinhas. “Conhecer mais sobre a importância da tototó e do Rio Sergipe foi o que me trouxe a esse passeio. Além de curtir essas paisagens maravilhosas que temos no nosso estado, devemos cultivar a nossa história, então, fazer parte de momentos como esse, é colaborar de alguma forma para manter a cultura das tototós viva. Foi por isso que saí bem cedo de Pedrinhas, peguei estrada, e fui recompensado por esse contato com a natureza e com essa realidade”, afirma André.

Maria das Graças Ferreira Silva, estudante de pedagogia, veio de Pirambu, para fazer seu primeiro passeio de tototó. “Sempre tive vontade de fazer esse passeio de tototó então quando vi essa oportunidade pensei logo que não poderia perder de jeito nenhum. Foi ótimo para propagar a história dessa embarcação tão importante para um povo. Uma iniciativa maravilhosa do museu da Gente Sergipana. Que venham outros em breve, com certeza não vou perder”, disse.

Leonardo Ferreira, morador de Aracaju e graduando em Relações Internacionais. “Achei muito interessante porque coisas que a gente olhava com o olhar superficial hoje a gente vê como herança cultural, como riquezas nossas. Então, para mim não foi apenas um passeio de barco, foi um mergulhou na cultura do nosso estado. Foi incrível, como tem sido incrível perceber que através do Museu da Gente Sergipana, essa obra fantástica, todos passaram a atentar mais para a nossa identidade, e isso acontece graças a exaltação desse museu a personalidades sergipanas, a bens materiais e imateriais, a tudo que é patrimônio nosso, a exemplo das tototós”, ressalta.

Texto e imagem reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário