segunda-feira, 29 de maio de 2017

Hortência Barreto - Bonita e talentosa, ela é uma artista plural


Publicado originalmente no site do Jornal do Dia Online, em 02/12/2014.

Bonita e talentosa, ela é uma artista plural.
Por Vieira Neto.

Natural de Nossa Senhora das Dores (SE), Hortência Barreto já conquistou mercados não só em Sergipe, como em São Paulo, Rio de Janeiro, Estados Unidos e a França, onde expôs em espaços como Marie Charlotte, Reciproque, Gilton Lavrou e Hotel Clair de Lune.

A sua obra tem: uma aparência lúdica resultante da mistura da tinta acrílica, que dá tom mais suave, junto com a aquarela. Daí os belíssimos tons pastéis de suas telas, com predominância das graciosas bonecas de pano.

Há tempos venho seguindo a firme evolução de Hortência, que, com o passar dos anos, vem se tornando mais uniforme junto com a maturidade da perfeita harmonia do conjunto. Sempre surpreendente. As figuras, antes tão marcantes, diluem-se em tonalidades suaves na interpretação de ambientes e objetos. O conjunto, em que pese sua perceptível dinâmica, tornou-se mais homogêneo, menos figurativo, mais lírico e mais subordinado às prioridades da pintura.

Hortência Barreto sabe como poucos, elaborar cuidadosamente os tons de uma gama limitada voluntariamente à base de acordes tonais, de leves contrastes de luz e de uma interpretação livre que parte do real para o onírico com nuances de uma quase abstração.

A artista convive longamente com cada pintura, modifica-a, coloca-a diante dos olhos, altera a cor dominante, reforma a composição, renova os signos.

A obra de Hortência Barreto, em síntese, é constante solicitação à alegria de viver.

Texto e imagem reproduzidos do site:  jornaldodiase.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário