terça-feira, 30 de maio de 2017

João de Seixas Dória (1917 - 2012)


Biografia

João de Seixas Dória nasceu em Propriá, em 23 de fevereiro de 1917, filho de Antônio de Lima Dória e de Maria de Seixas Dória. Casou-se com Meire Dória e tiveram dois filhos: Antônio Carlos e Ernane.

Os primeiros anos de escola fez em Propriá com dona Rosinha Pinheiro.  Concluiu o primário no Colégio Antônio Vieira e o curso secundário no Colégio Marista, ambos em Salvador. Entrou, inicialmente, na Faculdade de Direito da Bahia, transferindo-se, no segundo ano, para Faculdade de Direito de Niterói, onde se formou Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1946. Voltou a Salvador e exerceu a advocacia por um período até ingressar na política.

Na década de 1940, o prefeito de Aracaju, Josaphat Carlos Borges, o nomeou secretário da prefeitura. Com o fim do Estado Novo, filiou-se à UDN, sendo eleito deputado estadual em 1947 e 1950, chegando ao posto de líder da bancada. Em 1954 e 1958 foi eleito deputado federal e integrou-se à Frente Parlamentar Nacionalista. Foi vice-líder do Governo do Jânio Quadros na Câmara dos Deputados. Consumada a renúncia de Jânio Quadros em 25 de agosto de 1961, Seixas Dória integrou a "Bossa Nova" da UDN ao lado de nomes como o futuro presidente, José Sarney.

Em 1962, já membro do Partido Republicano, foi eleito governador de Sergipe, derrotando o udenista Leandro Maciel. Opôs-se ao Golpe Militar que abreviou o mandato do presidente João Goulart em 31 de março de 1964.

Removido à força do governo no dia seguinte, Seixas Dória foi preso e levado à ilha de Fernando de Noronha onde permaneceu por 04 meses até ser libertado por um habeas corpus do Superior Tribunal Militar. Por força do Ato Institucional Nº 2 teve os direitos políticos suspensos por dez anos a partir de 04 de julho de 1966.

Encerrada a sua "reclusão política" ingressou no MDB, atuando em defesa da anistia e da redemocratização. Com a reforma partidária de 1979, filiou-se ao PMDB. Suplente de deputado federal em 1982, exerceu o mandato a partir de uma licença médica de José Carlos Teixeira, sendo efetivado após a vitória de Jackson Barreto nas eleições para prefeito de Aracaju em 1985.

Foi nomeado secretário de Transportes pelo governador Antônio Carlos Valadares em agosto de 1988 permanecendo no cargo por quatro meses. Assessor político da Presidência da República nos últimos meses do Governo Sarney, foi secretário de Transportes no segundo governo João Alves Filho e depois membro do conselho de administração da Companhia Vale do Rio Doce.

Membro da Academia Sergipana de Letras, ocupava a cadeira de nº 32, e era autor de Sílvio Romero, jurista e filósofo e Eu, réu sem crime.

Faleceu em Aracaju, em 31 de janeiro de 2012. 

Fonte: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário