domingo, 28 de maio de 2017

Museu de Arqueologia de Xingó, no município de Canindé


  .

Museu de Arqueologia de Xingó.
Por  Franciele Amaral.

O Museu de Arqueologia de Xingó também conhecido como MAX, localiza-se no município de Canindé de São Francisco, no extremo noroeste do estado de Sergipe.
  
                 O MAX foi inaugurado em 2000 e é um museu moderno que possui um aspecto arquitetônico bastante instigativo e que atrai os seus visitantes.
  
      A história do museu inicia-se com a construção da barragem de Xingó no ano de 1888 quando a Companhia hidroelétrica de São Francisco em uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe iniciou um projeto de salvamento arqueológico encontrando diversos artefatos de indivíduos que viveram nos atuais estados de Sergipe, Alagoas e Bahia, a cerca de nove mil anos antes do presente.

      O museu arqueológico é dividido em diversos setores sendo que cada um deles apresenta de forma didática, como esses habitantes viviam na região do Xingó antes da chegada dos europeus, criando, transformando e produzindo cultura.

         Em um dos setores há uma representação do que é um trabalho arqueológico, onde é apresentado de forma didática a partir de camadas de diferentes eras geológicas, como essas escavações podem ser feitas e quais são os instrumentos utilizados pelos arqueólogos para realizá-las...

       Sem dúvida alguma o Museu Arqueológico de Xingó é de extrema importância não só para os sergipanos como também para todos os brasileiros, devido ao seu rico acervo arqueológico.

Texto e imagens reproduzidos do blog: 7francieleamaral.blogspot.com.br                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário