sábado, 28 de novembro de 2020

“Você me ensinou a importância do conhecimento..."


Publicado originalmente no site JLPOLÍTICA, em 27 de novembro de 2020

“Você me ensinou a importância do conhecimento, o que é amor e a me apaixonar pela leitura”

Por Maria de Lourdes Monteiro Alves (Coluna Aparte) *

Com apenas 15 anos, a terceira dos quatro netos do ex-governador João Alves Neto comove o Estado com um texto de muita ternura e de profundo agradecimento pelos afetos e cuidados do avô que se foi. A menina tem DNA turbinado: é também neta de dois dos maiores educadores de Sergipe, Marcos Pinheiro e Vanda Pinheiro. Vale a leitura.

“Desde pequena, acho que uma das coisas que mais escutei na vida foi “minha netinha”. Eu lembro de você̂ me chamando pra mostrar a alguém, com orgulho, algum talento que eu tinha e você̂ tanto valorizava.

Tanto que dizia até que eu era superdotada. Todo domingo me trazia um livro ou filme de presente. Sem falta. E nunca deixava faltar no almoço meu sorvete de coco com amendoim.

Você, em sua intelectualidade, me ensinou a importância do conhecimento, quando me incentivou tanto a assistir filmes que nenhuma criança pensaria em assistir (e eu adorava) e, tão jovem, a me apaixonar pela leitura.

Ensinou-me o que é amor cada vez que se ajoelhou pra me abraçar. Ensinou-me a pensar grande, em toda sua megalomania, quando me deu, nos braços de meu pai, a oportunidade de cortar a fita (de inauguração) de uma ponte que ninguém achou que seria materializada. Até́ que você̂ fez.

Quando construiu a Orla de Atalaia, à qual eu ia todo domingo com papai pro Mundo da Criança, aquilo era minha Disney. Ensinou-me a ter empatia, quando, já́ doente e debilitado, asfaltou o Santa Maria, e todas as vezes que colocou o povo acima da sua vida pessoal e até́ da sua saúde.

Eu gosto de pensar que me pareço com você̂. Na vontade de fazer grande, no empreendedor, no estudioso, no homem cheio de amor e de conhecimento pra dar.

No homem que fundou o Ibama quando ministro de Sarney. Que seus feitos nunca sejam esquecidos, que ideologias políticas nunca tirem sua grandeza. E que você̂ esteja em paz, hoje, ao meu lado.

Tenho medo de te perder, mas você̂ vive na memória do povo. Nos livros que escreveu (com toda sua prolixidade, a quem eu puxei também) e fiz questão de ler cada um.

Eu te amo mais do que cabe em mim. Meu amor por você̂ se estende a todo livro que leio, a todo projeto que lidero, a toda pessoa que ajudo, a todo filme clássico que assisto e a todo sonho que eu sei que você̂ me deixaria sonhar.

Mas, além disso, faria de tudo pra que se concretizasse, por mais louco que parecesse - porque foi justamente a sua megalomania que lhe fez histórico. E isso carrego no peito, com orgulho de ter seu sangue e de ser sua neta. Eu te amo, vô. Pra sempre”.

[*] Ela é filha do empresário João Alves Neto e da educadora Roberta Monteiro, escreveu este texto em suas mídias sociais e foi republicado posteriormente na Agência Jornal de Notícias - AJN1 -, do grupo da família dela, de onde o JLPolítica transcreve - @malumonalves.

Texto e imagem reproduzidos do site: jlpolitica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário