segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Aglaé D’Ávila Fontes


Publicado originalmente no blog Littera Sergipe, em 21/11/2011.

Aglaé D’Ávila Fontes é uma das mais importantes e influentes personalidades da nossa Literatura Sergipana. Além de compor poemas e poesias, é escritora, folclorista, apresentadora e pesquisadora da cultura popular.

Na infância, a presença dos livros à sua volta e o incentivo dos pais foi alguns dos motivos para surgir todo esse envolvimento com a literatura. Como moravam no interior, seus pais quando vinham à capital, queriam presenteá-la de alguma forma e os presentes eram: livros. Além disso, sua mãe, que não tinha formação acadêmica, possuía interesse pela cultura popular e fazia teatro de bonecos na igreja que frequentava, despertando a curiosidade cada vez mais em Aglaé, que era escolhida pela mãe para recitar poesias em eventos religiosos.

Matriculada em uma escola de música, Aglaé tomou gosto pela coisa e levou mais a sério. Foi para a Universidade Federal da Bahia (UFBA), estudou música para educação infantil e daí surgiu a idéia de fundar uma Escola de Música para crianças. Durante 20 anos dedicou-se a compor músicas infantis, escrever peças de teatro em função da Escola. Tendo sucesso em suas atividades, foi convidada pelo Arcebispo de Aracaju da época para criar um programa infantil transmitido na Rádio Cultura, onde seus alunos encenavam uma peça teatral e até mesmo novelas. Como passou no concurso da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aglaé teve que fechar a Escola por falta de compatibilidade com o tempo. Também foi Secretária da Cultura e apresentadora de programas na TV Cidade e na TV Aperipê.

Na hora de escrever, o que mais inspira Aglaé é a cultura popular sergipana considerada um tema muito significativo e abrangente, envolvido inclusive em suas peças teatrais...

Fonte: Gravação feita pelas alunas Ana Carolina, Brenda Caroline, Larissa Cristina, Mariana Rabelo e Thaynara da Costa no dia 08/11/2011 com a própria Aglaé. Edição: Larissa Cristina.

Trecho de atigo e imagem reproduzidos do blog: litterasergipe.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Não se pode falar em Cultura de Sergipe sem se fazer referência a essa mulher.

    ResponderExcluir
  2. Assistir uma entrevista com Aglaé na tv Alese esses dias ela falando com
    o se deu a transferência da capital para Aracaju. Eu nunca estudei sobre meu estado. E aprendi nesse dia que toda transferência foi feita em um só dia. Aglaé é rica em conhecimentos.

    ResponderExcluir