domingo, 28 de janeiro de 2018

Fernando Figueiredo Porto

Foto reproduzida do Portal Infonet e postada pelo blog SERGIPE...

Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 01/07/2011 

REGISTRO: O centenário de Fernando Porto (2011)

Aracaju tem muitos filhos notáveis. Um deles é um filho adotivo.

Por Samuel Barros de Medeiros Albuquerque.
Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe
E-mail: samuelalbuquerque@ufs.br

Aracaju tem muitos filhos notáveis. Um deles é um filho adotivo.

Fernando Figueiredo Porto nasceu em Nossa Senhora das Dores, Sergipe, em 30 de maio de 1911. Muito cedo fez de Aracaju a sua casa. Aqui estudou. Alçou voo para Minas Gerais, onde se formou em Engenharia; regressou. Ocupou cargos públicos importantes, foi professor da antiga Escola Técnica Federal, da Faculdade Católica de Filosofia e da Universidade Federal de Sergipe. Mas seu legado de professor e homem público divide importância com outra herança: sua obra.

Em reconhecimento ao seu legado, na tarde de 30 de maio de 2011, foi realizada uma sessão conjunta do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, da Academia Sergipana de Letras e da Prefeitura Municipal de Aracaju, em homenagem ao centenário de nascimento de Fernando de Figueiredo Porto (1911-2005). Estiveram presentes muitos sócios e diretores do IHGSE, membros da Academia Sergipana de Letras e do Movimento de Apoio Cultural Antônio Garcia Filho, familiares e amigos de Fernando Porto, além de autoridades como o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o prefeito de Nossa Senhora das Dores (terra natal de Fernando Porto), Aldon Luiz dos Santos; o secretário adjunto da Cultura, Marcelo Rangel, representando o governador do Estado. Também compareceram a vereadora Miriam Ribeiro, representando a Câmara Municipal de Aracaju; a desembargadora Aparecida Gama, representante do Tribunal de Justiça de Sergipe; e Josué Modesto dos Passos Subrinho, reitor da Universidade Federal de Sergipe.

A Prefeitura de Aracaju concedeu ao homenageado (post mortem) a comenda da Ordem do Mérito Serigy. Após o discurso emocionado do filho de Fernando Porto, o engenheiro e professor Rodrigo de Melo Porto, a solenidade deu espaço à palestra do Prof. Dr. Alexandre Felizola Diniz (UFS), intitulada Fernando Porto, vida e obra. Na sequência, os presidentes do IHGSE e da ASL entregaram ao prefeito de Aracaju a segunda edição de “Alguns nomes antigos do Aracaju”, obra do homenageado, cuja primeira edição já estava esgotada.

Alguns nomes antigos do Aracaju é um dos mais importantes registros acerca de história da vida urbana em Sergipe. É, também, um documento/monumento que reafirma a identidade do aracajuano. Assim como José Calasans e Mário Cabral, Fernando Porto ajuda-nos “a carregar o andor da estima ao Aracaju”.

Nas páginas escritas por ele, acompanhamos a procissão de Bom Jesus dos Navegantes, andamos pela concorrida Rua do Barão (atual João Pessoa), pelas praças, mercados, teatros, cinemas, bares de um Aracaju que já se transformou, mas que ainda preserva bens culturais que nos foram legados e com os quais nos identificamos.

Sua obra também é um grito contra “sanha mutatória que se abateu sobre Aracaju”, pois, segundo o autor, o aracajuano é um forte triturador de topônimos, um grande apagador da       memória.

Também encontramos em Porto uma importante análise da história da arquitetura em Sergipe, atentando inclusive para as influências externas, como a dita “Missão italiana”, ou a “arquitetura delirante” de profissionais como o alemão Altanesch.

É preciso dizer que a confrade Ana Maria Fonseca Medina foi quem mais se empenhou para que a solenidade e a reedição do livro acontecessem. Medina, falando em nome do IHGSE e da ASL, buscou parceiros para tais feitos e tomou quase todas as iniciativas. No Banco do Estado de Sergipe, contando com a sensibilidade de Maria Avilete Ramalho, diretora-superintendente da Banese Corretora de Seguros, a confrade encontrou o patrocínio para e reedição do livro, cuja editoração e impressão ficaram sob a responsabilidade da Gráfica e Editora J. Andrade, em Aracaju.

Fernando Porto foi um dos mais destacados sócios do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Orgulha-nos celebrar o centenário de seu nascimento e presentear as novas gerações de aracajuanos (de nascimento ou adotivos) com a reedição de seu livro.

Aos que já conhecem essa “Geografia da saudade”, uma nova visita será estimulante. Aos que não a conhecem, o convite está feito. A leitura será compensadora.

(Consulte ou adquira a obra “Alguns nomes antigos do Aracaju”, de Fernando Porto, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Endereço: Rua Itabaianinha, 41. Centro, Aracaju/SE. Telefone: (79) 32148491).

Texto reproduzido do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário