quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

História de Celso de Carvalho merece a nossa homenagem


Publicado originalmente no site jlpolitica-coluna:aparte, em 24 de Jan de 2018

História de Celso de Carvalho merece a nossa homenagem

Por Sandro Andrade*

Ele foi prefeito, deputado estadual, vice-governador, governador e deputado federal. Passou pelo PSD, Arena e PDS. Advogado formado pela Universidade Federal da Bahia em 1946, exerceu o cargo de pretor em vários municípios antes da reforma do Judiciário.

Se vivo estivesse, Sebastião Celso de Carvalho, ou simplesmente Dr. Celso de Carvalho, completaria hoje 95 anos de idade. Com a prisão de Seixas Dória, tornou-se o 36º governador do Estado de Sergipe, administrando de 1º de abril de 1964 a 31 de janeiro de 1967.

Nesse período, teve que conviver com os militares e dispor de muita sabedoria para não entrar em conflito com aqueles que queriam substituí-lo por um indicado pelo regime.

Encerrou a vida pública em 1986, quando decidiu não disputar a reeleição para a Câmara Federal e faleceu em 14 de agosto de 2009, aos 86 anos, após longa luta contra o câncer.

“A política exerce um fascínio grande sobre os homens. Mas ela também é cruel, porque expõe a pessoa. O homem público não pode errar e às vezes é ofendido, caluniado. Isso incomoda muito. Eu mesmo não me importo com as rugas da minha pele, mas me incomodaria muito se tivesse rugas morais. Não tenho mesmo! Sou um homem limpo, graças a Deus!”, disse ele numa entrevista em 2008. Quem muito fez por Sergipe, a nossa eterna gratidão.

* É natural de Frei Paulo e estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Texto e imagem reproduzidos do site: jlpolitica.com.br/coluna-aparte

Nenhum comentário:

Postar um comentário