sábado, 20 de janeiro de 2018

Mestre Nivaldo Oliveira

Foto: Danielle Pereira

Mestre Nivaldo Oliveira

“Ensinar torna
viva a minha arte”

Entalhador, escultor e xilogravador, Nivaldo Oliveira despertou o interesse pelas artes plásticas aos 14 anos de idade por influência da profissão do pai, que é marceneiro-carpinteiro. Logo entrou no curso de Expressão Plástica (escultura, entalhe, xilogravura) no Museu de Arte Moderna da Bahia.

No mundo das artes, Nivaldo domina as técnicas da escultura, pintura, entalhe, xilogravura e restauração.  Atualmente tem uma diversidade de matrizes entalhadas, com temas voltados para cultura popular que vão do cangaço aos brincantes do folclore, mantendo uma limitação na tiragem.

 As xilogravuras possuem traços próprios, marcantes e ricos em detalhes, que conquistam espaço e reconhecimento na cultura popular.  Além das exposições em diversos espaços culturais, a Editora Oxford comprou os direitos autorais de uma das xilogravuras (o Bando de Lampião) para ilustração de um livro didático do ensino fundamental, publicado no segundo semestre do ano 2015. Mantém um Ateliê no Centro Histórico de São Cristóvão.

Texto e imagem reproduzidos do site: expressaosergipana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário