domingo, 4 de abril de 2021

Artigo de César de Oliveira homenageando Ilma Fontes

Artigo publicado originalmente no Perfil do Facebook de César de Oliveira, em 4 de abril de 2021

Em 1984, quando fui convidado para integrar a equipe da Folha da Praia, pois estavam sem fotógrafo, começava ali uma nova era em minha vida. Vindo de costumes tradicionais e conservadores, ficava horrorizado com tanta gente “diferente” convivendo no mesmo local, principalmente aos domingos quando nos reuníamos no antigo Jornal de Sergipe. Dentre todos que tive o prazer de conhecer, e conviver, tivemos eu e Ilma Fontes uma simpatia mútua, sempre me incentivando a além do que conhecia sobre fotografia. Pois, logo logo, em 1985 Ilma chegou com o convite para que eu fizesse as fotos de cena da minissérie A Última Semana de Lampião, que ela iria dirigir pela Tv Aperipê. Tremi de medo, mas mesmo assim, aceitei o convite e nos dois meses que passamos em Laranjeiras, com um monte de loucos, aprendi a ter um olhar diferente sobre fotografia artística. Por muitas vezes tive a parceria da querida Loura Ribeiro com algumas dicas valiosas. Após cumprir esta missão, lá vem Ilma de novo com um novo desafio, que mudou minha vida completamente e me ajudou a chegar até aqui, me apresentou à Lânia Duarte, secretária de cultura da PMA, depois se tornou minha comadre, com as melhores recomendações e fui contratado. Fizemos muitas parcerias durante estes 37 anos de convivência e sempre fiz questão de dizer que a ela sempre seria grato por tudo que fez por mim e se estou num nível profissional, e pessoal, melhor, ela faz parte de tudo isso. Ontem, uma semana antes de completar mais um ano de vida, minha querida “estrela guia” foi iluminar o nosso universo, se junta a Amaral, Araripe, Fernando Sávio, Ismar Barreto, Irmão, Rogério, e tantas outras estrelas (que doideira que tá o céu) que iluminam nosso universo. Tenho o prazer de dizer que fui seu amigo, e protegido, e onde estiver que olhe um pouco por nós pois estará pra sempre em nossos corações. Siga em paz minha amiga, a última lembrança é um áudio com sua voz embargada pelo momento ruim que estava passando e que agora está livre de tudo isso nos deixando uma lembrança boa do anjo de luz que foi. VIVA ILMA FONTES!!!

Texto e imagem reproduzidos do Facebook/César de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário