quarta-feira, 21 de julho de 2021

'Luís Adelmo foi brilhar com a estrela Dalva', por Clara Angélica Porto

Legenda da foto: Imagem reproduzida do Facebook/Luiz Adelmo Soares de Souza e postada pelo blog

Texto publicado originalmente no Perfil do Facebook de Clara Angélica Porto, em 20 de julho de 2021

Luís Adelmo foi brilhar com a estrela Dalva
Por Clara Angélica Porto

Conheci-o ainda adolescente. Dançamos muitos carnavais, caminhamos muitas noites de conversas e gargalhadas pela Ivo do Prado, namorando o rio Sergipe. No Rio de Janeiro, dirigiu Leila Diniz no show por ele criado Tem Banana na Banda, com participação especial de Dalva de Oliveira. Fez questão que eu fosse. E fui! Estava de visita ao Brasil e ao Rio. Leila, com a bebê Janaína no camarim para amamentar, abusava, vestida de vedete com muitas plumas e paetês, de mostrar o corpo perfeito de dois meses de parida. Enchia o show de cacos, reescrevia tudo. Maravilhosa, solta, escolhia o mais sisudo cavalheiro da plateia para sentar no colo e mostrar o peito cheio de leite, perguntando se ele estava com sede. O público se deliciava. Leila podia fazer tudo, o que lhe desse na cabeça e todo mundo amava. Luís Adelmo estava no auge do sucesso que teve no Rio. Na plateia, eu, toda orgulhosa dele, Denner, Chico Buarque e Tarso de Castro. Nosso plano secreto era ele dar um jeito de eu dançar com Chico, mas Chico estava bêbado e dançou com Denner. E como resistir às pantufas de cetim bordado de Denner? Eu dancei com Tarso de Castro, no auge do Pasquim, por obra e graça de Luís. Bem, é verdade que Tasso ficou bem alegrinho em dançar com a moça de 22 anos. A pedido de Luís, Leila também chegou pra mim e disse que eu estava branquinha daquele jeito porque tinha chegado dos States. O show era lindo, todo solto, cada noite novas loucuras iam enriquecendo o texto. Quando Dalva entrou pra cantar, já bem idosa, ao soltar aquela voz imensa e tão bela, causou um verdadeiro delírio da plateia. Leila dizia depois que Dalva cantava porque o show precisava de alguém que sabia fazer alguma coisa, “porque eu não sei fazer nada, mas vocês gostam, não gostam?” Não tinha como não amar Leila Diniz e sair do show apaixonado. A intimidade das celebridades presentes com Luís Adelmo era a mesma que tinham entre si. E o humor cortante dele mais forte do que nunca, bem nutrido pelo sucesso do momento. Luís Adelmo viveu se reinventando. Aventurava-se, ousava, subia e descia sem nunca deixar de dançar a vida. Parecia daquelas pessoas que existem para sempre. E viveu assim, dessa maneira, até o fim. Fazia humor da própria doença que o consumia: “meu médico disse que já tenho câncer no corpo inteiro. Ainda bem que não tenho metástase”. Vou sentir a sua falta, Luís Adelmo. Tenho muitas lembranças boas de você.

Texto reproduzido do Facebook/Clara Angélica Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário