domingo, 21 de março de 2021

Saudades de Roberto Barreto Garcez Vieira


Publicado originalmente no Facebook/Jorge Carvalho do Nascimento, em 21 de março de 2021

Saudades de Roberto Barreto Garcez Vieira  
Por Jorge Carvalho do Nascimento *

Este sábado, 20 de março de 2021, foi para mim mais um dia de tristeza. As notícias informando a morte de pessoas amigas, colegas de trabalho, pessoas conhecidas e outros que passamos muito tempo sem encontrar nos assediam o tempo inteiro.

Logo cedo recebi do dileto amigo Marcos Junqueira um telefonema dando conta da morte do nosso comum amigo Roberto Barreto Garcez Vieira.

Durante muito tempo, quando éramos estudantes universitários, eu, Marcos e outros amigos tínhamos em Roberto uma companhia permanente de bate-papo, de mesa de bar, de trocas de amenidades, de passeios e algumas viagens. Economista, Roberto tem passagens como técnico da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado de Sergipe – Codise e pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe.

Desde sempre Roberto foi para os amigos uma figura afável e leve, muito leve. Tranquilo, ao longo de anos de convivência nunca vi Roberto exasperado nem indócil, mesmo diante das situações mais incômodas. Conversa agradabilíssima, permanentemente. Éramos capazes de ficar horas a fio conversando sobre todas as coisas ou sobre coisa nenhuma.

Pai de um filho e uma filha, Roberto foi levado pela Covid-19. Rapidamente. Entre a sua hospitalização e a morte na madrugada do sábado, menos de uma semana.

O quadro que o consumiu e fez com que os seus pulmões parassem de funcionar durou menos de sete dias.

Dele, com os amigos ficam as saudades e a indignação em face dos que desdenharam e dos muitos que continuam a desdenhar desta terrível virose. A começar pelo ocupante do principal cargo do Poder Executivo federal que ainda esta semana, desrespeitoso e sem compaixão para com a dor dos brasileiros, estava imitando a aflição dos que não conseguem processar oxigênio e morrem pela ação do Coronavírus.

A você, Roberto, o meu adeus saudoso.

* Jornalista, professor, doutor em Educação, membro da Academia Sergipana de Letras e presidente da Academia Sergipana de Educação.

Texto e imagem reproduzidos do Facebook/Jorge Carvalho do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário