segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Cônego Filadelfo Oliveira


Cônego Filadelfo Oliveira

Filadelfo Jônatas de Oliveira   nasceu na cidade de Laranjeiras, interior de Sergipe, em 15 de janeiro de 1879. Estudou as primeiras letras em sua terra natal, transferindo-se para o Ateneu em  Aracaju, onde fez os estudos secundários, mudando-se para Salvador para concluir os preparatórios no Seminário Santa Tereza, iniciando o curso teológico, concluído em 21 de de dezembro de 1901, no Seminário de Olinda, com sua solene ordenação, sob as vistas do padre Luiz Raimundo da Silva Brito, Vigário de Laranjeiras. Em 12 de janeiro de 1912  deixou o Recife para cantar sua Missa Nova,  na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Laranjeiras, cumprindo uma promessa.

Professor, nomeado em 1902 para reger as Cadeiras de Português, Francês e Aritmética, em Laranjeiras, permanecendo até o final e 1904. Jornalista, colaborou em diversos jornais. Orador, integrou a Academia Sergipana de Letras como um dos seus fundadores, ocupando a cadeira 31.

Como pároco de Laranjeiras esforçou-se para manter a tradição religiosa, abriu as igrejas para os folguedos populares, e segundo a memória local batizou cerca de 30 mil pessoas.

Philadelfo Jônatas de Oliveira morreu em Laranjeiras, pobre e velho, em 1972, aos 93 anos.

Texto e imagem reproduzidos do blog: kokalaranjeiras.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário