domingo, 3 de dezembro de 2017

O livro Álvaro Santos – Memórias

 Ponte de Atalaia - 1950

Nu feminino - 1946

“A pintura tem sua origem na própria alma do artista” – Álvaro Santos.

Por Sandra Natividade.

O livro Álvaro Santos – Memórias, escrito por Ilma Fontes traz para quem gosta de arte e artistas, informações preciosas a respeito do pintor, nascido na cidade de Propriá, município de Sergipe, em 1920.  Escrito em português, traduzido para o inglês e francês, com certeza chegará às livrarias além fronteiras. Tem 131 páginas, tamanho 27cmx 20cm, papel couchê fosco (o que permite um manusear delicado), as telas reproduzidas são coloridas, conforme os originais, e as fotos de Álvaro vão permitir a quem não o conheceu ver como ele era bonito.  Traços da sua personalidade serão detectados nos relatos de vários parentes, amigos e no texto escrito por ele (para a revista Alvorada) na página 56, comentando sobre A pintura e as exposições. Lutou e sofreu como todo artista pobre à procura de estudo e apoio para exposições. Morreu precocemente, muito jovem (1963). A orelha é escrita pelo presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento que contribuiu na recuperação das fotos. A apresentação é de Cleiber Vieira, jornalista, escritor, presidente da Associação Sergipana de Imprensa-ASI, que na introdução, Ilma o coloca como o padrinho que através da ASI, acolheu o afilhado (que ele não conhecia), após vinte anos. Sim, vinte anos se passou para Ilma publicar o livro, trabalhado desde 1977. Tudo a autora expõe de forma concisa na introdução.

E o livro passou por várias mãos que poderiam favorecer a arte, a literatura, mas não quiseram. Mas tudo tem seu dia. Assim, ele recebeu o patrocínio da TV Sergipe, Secretaria de Estado da Cultura, Fundo Estadual de Cultura, Conselho Estadual de Cultura, e o apoio da Gráfica Editora J. Andrade, Academia Sergipana de Letras, Faculdade Pio Décimo, Funcaju - Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, e do ex-senador e imortal da Academia Sergipana de Letras, Francisco Guimarães Rollemberg. E toda renda gerada pela venda unitária pertence a ASI, conforme estabeleceu a autora.

Ilma afirma que não deu para colher registro da maioria das telas pintadas por Álvaro Santos. Mas assinala que deverá haver alguém que completará o trabalho.  Que seja ela própria, para enriquecer ainda mais seu currículo e reforçar o título de agente cultural. Se você conhece alguém que tem algo a acrescentar ou uma tela, ou uma xilogravura pintadas por Álvaro Santos ou do seu irmão Florival Santos (outro grande pintor e seu professor), e que não se importa de compartilhar essa informação e a foto da tela, passe para Ilma Fontes. Terá todos créditos. Na Assembleia Legislativa ou na residência, ela estará de braços abertos para receber os “felizardos” pela posse das obras de arte e – com certeza surgirá um novo livro. Os livros estão à venda na ASI e nas boas livrarias da cidade.

Texto e imagens reproduzidos do blog: academialiterariadevida.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário