segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Homenagem ao Dr. Edilberto Campos




Publicado originalmente no Facebook/Lúcio Prado Dias, em 08/12/2017.

Sessão conjunta especial homenageia Edilberto Campos.

Por Lúcio Prado Dias.

A Academia Sergipana de Medicina, a Academia Sergipana de Letras, a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Seção de Sergipe e a Sociedade Sergipana de Oftalmologia convidam para a solene que farão realizar em homenagem ao Dr. Edilberto Campos (Lagarto, 1883 - Rio de Janeiro, 1971), que será realizada no dia 14 de dezembro de 2017, às 20 h, no Auditório da Sociedade Médica de Sergipe, na Rua Guilhermino Rezende, nº 426. Na oportunidade, haverá a palestra “O Perfil biográfico de Edilberto Campos”, que será ministrada pela Acadêmica Ana Maria Fonseca Medina, com a participação do Acadêmico José Anderson Nascimento. A entrada é franca.

Para os acadêmicos das diversas academias que se fizerem presentes, recomenda-se o uso das vestes talares. Demais convidados, o traje recomendado é passeio.

No dia anterior, 13 de dezembro, no Museu da Gente Sergipana, a partir das 18h, a escritora Ana Maria Medina, da Academia Sergipana de Letras, lança uma nova edição, revista e ampliada (contendo mais de 800 páginas), com grande acervo iconográfico, do livro "Crônica da Passagem do Século", de Edilberto Campos.

Conheça um pouco mais sobre a vida e a obra desse grande médico e escritor sergipano:

EDILBERTO DE SOUZA CAMPOS nasceu em 4 de setembro de 1883, em Lagarto, filho do Desembargador Guilherme de Souza Campos, que presidiu o Estado de Sergipe de 1906 a 1909 e de D. Anna de Souza Campos. Formou-se em medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro em 1905, defendendo a tese “Notas sobre a correção óptica permanente na myopia”.

Especialista em oftalmologia e membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, teve destacada atuação literária, escrevendo várias publicações, entre elas "Crônicas da Passagem do Século”, “Consultas oftalmológicas”, “Centenário do Desembargador Guilherme Campos”. Publicou no Jornal “O Estado de Sergipe” vários artigos sobre higiene escolar.

Em junho de 1908 lançou um importante livro de medicina: “Os Medicamentos da Oculística”, opúsculo de 144 páginas, destinado a servir de guia prático no uso dos medicamentos pela categoria médica.

Em março de 1909, realizou curso de especialização em oftalmologia em Viena, na Áustria, após concluir um período como secretário de Governo durante a administração do pai, Guilherme de Campos, no Governo de Sergipe.

Faleceu em 2 de abril de 1971, no Rio de janeiro/RJ, com 87 anos

Texto e imagens reproduzidos do Facebook/Lúcio Prado Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário