terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Mestrinho - O mestre da sanfona no Brasil

Mestrinho capa.jpg Foto: Divulgação

Mestrinho - O mestre da sanfona no Brasil

"Sou verdadeiro com a minha música, independente do comércio"

Nascido em 1988 em Itabaiana, Sergipe, 'Mestrinho' é neto do tocador de oito baixos, 'Manezinho do Carira', e filho do sanfoneiro, 'Erivaldo de Carira'. Sua irmã 'Thaís Nogueira' é cantora e seu irmão 'Erivaldinho' também é sanfoneiro. Com o DNA musical tão presente em sua vida, 'Mestrinho' com 6 anos já tocava sanfona e aos 12 anos começou a se apresentar em turnês de bandas da região onde morava. Desde pequeno foi influenciado pela música de 'Dominguinhos', 'Sivuca', 'Oswaldinho do Acordeon', 'Hermeto Pascoal', 'Pixinguinha', 'Jacob do Bandolim', 'Gilberto Gil', 'Milton Nascimento', 'Elba Ramalho', entre outros.

Aos 17 anos, 'Mestrinho' e sua irmã se mudaram de Aracaju para São Paulo e criaram o 'Trio Juriti'. Juntos participaram de festivais e se destacaram pela composição da música autoral “Mais um dia sem te ver”. Ainda nesse trio gravaram dois álbuns chamados “Forró irresistível” e “Cara a Cara” que contaram com a participação dos emboladores 'Caju e Castanha' e com a produção do compositor 'João Silva', um dos maiores parceiros de 'Luiz Gonzaga'.

Já teve a honra de dividir o palco com vários artistas consagrados como: 'Dominguinhos', 'Gilberto Gil', 'Hermeto Pascoal', 'Elba Ramalho', 'Rosa Passos', 'Antônio Barros e Cecéu', 'Zélia Duncan', 'Geraldo Azevedo', 'Jorge Aragão', 'Gabriel o Pensador', 'Paula Toller', 'Luciana Mello', 'Diogo Nogueira', 'Toni Garrido', 'Margareth Menezes', 'Elza Soares', 'Ivete Sangalo', 'Benito di Paula', 'Duani Martins', 'Mariana Aydar', 'Zeca Baleiro', 'Thiago Espirito Santo', 'Sandro Haick', 'Ney Conceição' entre outros.

'Mestrinho' acompanhou 'Dominguinhos' em diversos shows pelo Brasil, inclusive participando da última apresentação em Exu (PE), cidade natal de 'Luiz Gonzaga'; trabalhou com 'Elba Ramalho' por três anos, incluindo sua participação no CD “Vambora lá dançar” onde se apresentou em turnês nacionais e internacionais (Alemanha); com 'Gilberto Gil' fez turnês em festivais de jazz na Europa, Israel e Uruguai, e participou do lançamento do novo álbum do músico chamado “Gilbertos Samba”e que acaba de virar DVD; participou também do CD de 'Jair Rodrigues' "Samba Mesmo Vol. 2", e além de gravações, 'Mestrinho também trabalha como produtor musical e arranjador em obras de outros artistas.

Em setembro de 2014 lançou o primeiro disco solo intitulado “Opinião” que conta com a participação de 'Gilberto Gil' na faixa “Superar” de autoria do próprio 'Mestrinho', além da participação de sua irmã 'Thais Nogueira' na faixa “Arte de quem se ama” do compositor 'Elton Moraes'.

O BACANUDO.COM bateu um papo rápido com o artista, que lotou a Praça São Francisco de Assis, em São Cristovão, no primeiro finde deste mês de dezembro, durante o resgate do "Festival de Artes de São Cristovão - FASC". Acompanhe!

BACANUDO – Com tantos músicos em sua casa (o pai Erivaldo de Carira, o avó Manezinho do Carira e a irmã, a cantora Thaís Nogueira) seria loucura tentar outra área. Quando você se viu realmente um artista, dependente da música para sobreviver?
MESTRINHO - Desde novo eu já sabia que queria viver totalmente de música e muitas decisões foram tomadas em cima dessa minha certeza.

BACANUDO – Como vem lidando com esse boom musical em cima do seu som? Em todos os lugares do Brasil fala-se em Mestrinho!
M - Vejo como reconhecimento de um trabalho feito com amor e muito carinho, para todas as pessoas desse mundo.

BACANUDO – Das participações especiais, duetos já feitos, qual o mais especial e por que?
M- Com 'Dominguinhos' porque sempre foi meu sonho cantar com ele, e me emocionei muito quando conseguir realizá-lo.

BACANUDO – O CD "Opinião" é seu marco enquanto carreira solo, mas sabemos que você começou no 'Trio Juriti' e já tocou com 'Gilberto Gil' e 'Elba Ramalho'. O que o seu som absorveu desses outros trabalhos e o que o seu próximo CD terá de novidade?
M - Tenho muita influência de todos eles, principalmente do mestre 'Dominguinhos', acho que amadureci muito com a experiência que adquirir ao lado de cada um deles. No meu próximo disco tenho dois duetos: Um com 'Ivete Sangalo' na música “Serei pra ti” e outro com 'Dominguinhos' na música “O inverno é você”.

BACANUDO – Atualmente a geração mais jovem de Aracaju vem tratando 'Mestrinho' com um toque de celebridade nacional. Você acha isso engraçado? Assustador? Ou leva de boa? Por que?
M - Levo de boa. Adoro todos os meus fãs, todos os meus conterrâneos, e só quero fazer música boa com carinho para todos eles.

BACANUDO - O seu forró é o mais tradicional e com isto você vem trazendo a bandeira do “forrozin de antigamente”, como sobreviver em meio a tantas inovações musicais no gênero?
M - Sobrevivo inovando e imprimindo minha identidade, sendo verdadeiro com minha música independente do comércio, porque acho que isso que faz a diferença.

BACANUDO – Você escuta as bandas chamadas populares? O que acha de 'Wesley Safadão', 'Simone e Simaria', 'Marilia Mendonça'... essa mistura de sertanejo com o forró?
M - Respeito todos eles e acho que cada um tem o seu trabalho e o céu é grande tem lugar para todos.

BACANUDO - Qual o repertório que você vem apresentando ultimamente nos seus shows?
M - Muitas releituras de grandes artistas como 'Dominguinhos', 'Luiz Gonzaga', 'Gonzaguinha' e canções autorais como “Serei pra ti”, “Arte de quem se ama”, “Te faço um cafuné”, entre outras.

Texto e imagem reproduzidos do site: bacanudo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário