terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Glorita Portugal: Uma maruinense dedicada à Educação!

Glorita Portugal (Imagem: Ascom/Seed).

Publicado originalmente no site Jornal de Maruim, em Maio/2012.

Glorita Portugal: Uma maruinense dedicada à Educação!
Por Keizer Santos

Maria da Glória Menezes Portugal Montes, a professora Glorita Portugal, nasceu no dia 27 de junho de 1917, no Engenho Beleza, no povoado Caititu, no município de Maruim, distante a 30 Km de Aracaju, capital do Estado de Sergipe.

Glorita Portugal é filha de Inácio José de Menezes e de Jardelina de Góis; neta de João Ferreira de Góis e Ana Joaquina Cortes Góis; e irmã do Dr. Geraldo Majela de Menezes.

Glorita iniciou sua vida escolar aos seis anos de idade numa escola do povoado Caititu. Após dois anos, é transferida para o Colégio Nossa Senhora da Conceição, comandado pela professora Violante Macieira, na sede municipal. Um ano depois, Glorita passa a estudar no colégio da professora Zizinha Guimarães, em Laranjeiras. Em 1932, aos 15 anos de idade, passa a residir em Aracaju e, consequentemente, a estudar no Colégio Tobias Barreto.

Em 1934, Glorita firma matrimônio com o baiano Francisco Portugal, professor “amante” das línguas (Dominava o latim, a língua francesa, a inglesa, a espanhola, a alemã, a grega e a russa). Do casamento, nasceram Eglantina, Tornélia, Fortunato, Inácio, Fedro, Eglélia, Verbena e Geraldo Majela, este morreu aos quatro meses de vida.

Glorita Portugal passa a dedicar mais tempo da sua vida ao magistério para ajudar no orçamento familiar, quando seu esposo vai à falência com sua loja de artigos elétricos. Torna-se então, professora de Francês nos Colégios Tobias Barreto, Nossa Senhora de Lourdes, Patrocínio São José, Escola Normal Rui Barbosa e outros.

Em 1957, Glorita presta concurso para a Cátedra de Francês do Colégio Estadual de Sergipe, o Atheneu Sergipense.

Em 1962, sua vida começa a ser marcada com a morte do seu esposo Francisco Portugal. Mais tarde morre sua filha mais velha, a bioquímica do Instituto Parreiras Horta, Eglantina, após ser picada por abelhas.

No Governo Lourival Baptista, assume, por dois anos, a direção do Colégio Estadual Atheneu Sergipense.

Quando Glorita se aposenta, passa a morar no Rio de Janeiro, e contrai mais um casamento, com o também viúvo, João Alfredo Montes, que também fora professor de Física e diretor do Colégio Atheneu Sergpense. Após a morte do professor Alfredo, volta a Aracaju, onde permanece atualmente.

No Conjunto Eduardo Gomes, no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão, existe um unidade escolar em sua homenagem, o Colégio Estadual Professora Glorita Portugal.

Glorita Portugal faleceu no dia 4 de janeiro de 2015, no Hospital São Lucas, em Aracaju (SE).

P.S.: A matéria foi atualizada para a inclusão da data de falecimento da professora Glorita Portugal.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldemaruim.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário