terça-feira, 4 de setembro de 2018

Vale o registro pelo inusitado do fato

Foto: Reprodução/TV Globo

Vale o registro pelo inusitado do fato

Por Ivan Valença

Vale o registro pelo inusitado do fato: poucas vezes  um artista sergipano obteve uma exposição tão fantástica, quanto este notável João Ventura. Ele se apresentou no Programa do Faustão, as sete horas da noite de domingo, ou seja, o horário de pico do programa. Ele e seu indefectível piano.

Os dois entoaram e cantaram músicas de Reginaldo Rossi e outros cantores nacionais, enquanto Faustão anunciava que ele fará shows em São Paulo e Aracaju antes que o mês de setembro termine. Por seu turno, Faustão bradava palavras de ordem sobre Aracaju e suas belezas naturais. Faustão acenou para outros shows de João Ventura no seu programa.

Poucas vezes um artista sergipano conseguiu uma exposição como este. Mesmo nos seus áureos tempos, o cantor Antônio Teles conseguiu um importante espaço como o que logrou agora o João Ventura. Teles foi o vencedor de um concurso famoso nos anos 50 e 60, o ABC de Ouro e por isso conseguiu apresentações em rádios da moda, como a Nacional, a Mayrink Veiga, a Tupi, etc.

Voltando a Aracaju, Antônio Teles conseguiu poucas oportunidades principalmente na sua área, a música. Apresentava-se nas emissoras de rádio e até em programas de auditório, mas nunca essas apresentações repercutiam para fazer bem a sua carreira.

Aqui em Aracaju, Antônio Teles se virava como repórter de um jornal local, a “Gazeta de Sergipe”, mas o seu forte mesmo era o rádio e os shows musicais.  Obtinha espaços em programas comandados pelo radialista Santos Mendonça mas as oportunidades aí não tinham a dimensão que obteve o João Ventura no Programa do Faustão.

Os artistas sergipanos tinham que se contentar com apresentações esparsas em Salvador ou em Maceió. Não chegavam a Recife, que era um mercado maior, principalmente nos tempos de carnaval. E Antônio Teles era um bom entoador de músicas carnavalescas. Sabia como levar a multidão para seguir o seu rítmo.

Texto e imagem reproduzidos do site: alonews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário