quarta-feira, 30 de maio de 2018

Alese lamenta falecimento ex-vice-governador de Sergipe José Carlos Teixeira

Foto reproduzida do site da PMA.

Alese lamenta falecimento do ex-vice-governador de Sergipe José Carlos Teixeira

Por Rede Alese

Com profundo pesar, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), lamenta por meio do presidente, o deputado Luciano Bispo (MDB), o falecimento do ex-vice governador de Sergipe, ex-deputado federal, ex-prefeito de Aracaju e ex-secretário de Estado da Cultura, José Carlos Mesquita Teixeira, ao tempo em que presta condolências à família enlutada neste momento de profunda dor.

Zé Carlos Teixeira faleceu na tarde desta terça-feira, 29, aos 82 anos. Acometido por um câncer, ele vinha sendo acompanhado pelos médicos em sua residência.

Vida

Filho do empresário Oviêdo Teixeira e de d. Alda Mesquita Teixeira, Zé Carlos Teixeira foi militante da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas – USES, ao lado de Jaime Araujo e Tertuliano Azevedo em 1950, quando estudava no Colégio Estadual Atheneu Sergipense. Também estudou na Bahia, onde vivera outra experiência no movimento estudantil secundarista, participando ativamente da campanha “O petróleo é nosso”.

Formou-se em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Tobias Barreto, em Aracaju (1957); em outubro de 1962 elegeu-se deputado federal na legenda da Aliança Social Democrática – coligação formada pelo Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Repu­blicano (PR).

Vice-lí­der do PSD na Câmara dos Deputados (1965), com a extinção dos partidos políticos por força do Ato Institucional nº 2 (27/10/65), e a implantação do bipartidarismo, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instalado no país em abril de 1964.

Presidente do diretório regional e integrante do diretório nacional da agremiação (1966), vice-líder da bancada (1966-1967), vice-presidente das comissões da Bacia do São Francisco, de Segurança Nacional e de Fisca­lização Financeira e Tomada de Contas, e titular Comissão de Orçamento, em novembro de 1966 foi o único candidato do MDB de Sergipe a reconquistar o mandato federal. Com o retorno do pluripartidarismo foi um dos fundadores e primeiro presidente do PMDB em Sergipe.

Foi nomeado prefeito de Aracaju pelo governador João Alves Filho exercendo o mandato entre 30 de maio de 1985 e 1º de janeiro de 1986, quando transmitiu o cargo ao seu correligionário Jackson Barreto, o primeiro prefeito da cidade eleito pelo voto popular após 20 anos. Em 1990 foi eleito vice-governador de Sergipe na chapa que reconduziu João Alves Filho ao Governo do Estado.

Zé Carlos Teixeira deixa esposa, cinco filhas e netos.  O velório será no Palácio Olímpio Campos (Praça Fausto Cardoso); o cortejo sairá às 10h desta quarta-feira, 30 para o Cemitério Colina da Saudade, onde o corpo será sepultado às 11h.

Texto reproduzidos do site: al.se.leg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário