quarta-feira, 30 de maio de 2018

José Carlos, o político do MDB que marcou a reação sergipana à ditadura

Foto reproduzida do site infonet.com.br e postada pelo blog

Morre José Carlos Teixeira, o político do MDB que marcou a reação sergipana à ditadura 

Velório será no Palácio Museu Olímpio Campos, na Praça Fausto Cardoso

José Carlos Teixeira: serviu bem à causa da democracia

Morreu no começo da tarde desta terça-feira, 29 de maio, aos 82 anos, José Carlos Teixeira, ex-deputado federal pelo MDB, ex-vice-govenador de Sergipe e o político que mais marcou a reação sergipana à ditadura militar durante os sombrios anos 70.

Filho de um dos maiores homens da história e da economia de Sergipe - Oviedo Teixeira -, José Carlos Mesquita Teixeira nasceu em Itabaiana no dia 3 de maio de 1936.

Ele exerceu quatro mandatos de deputado federal por Sergipe, presidiu o MDB na origem, disputou a sucessão estadual em 1986 e perdeu para Antonio Carlos Valadares, mas foi prefeito de Aracaju de 1985-1986 e eleito vice-governador do Estado na gestão de João Alves em 1990, ironicamente num acordo costurado pelo próprio Valadares.

José Carlos Teixeira vinha se debatendo contra um processo de debilitação orgânica causado por um câncer há alguns anos e a morte dele deixou tristes os ambientes político e familiar de Sergipe.

“É com muito pesar que comunico o falecimento de meu irmão José Carlos Teixeira, ocorrido às 14h de hoje. O velório será no Palácio Museu Olímpio Campos, na Praça Fausto Cardoso, saindo o féretro amanhã às 10h para o Cemitério Colina da Saudade, onde será sepultado às 11h”, informou um dos irmãos, o empresário Tarcísio Teixeira. No começo da tarde, a família distribuiu uma “Nota de Falecimento”.

“Maria Eugênia Fontes Souza Teixeira, Simone, Suiene, Solange, Eugênia e Marília, Marcelo e Carlos Rodrigo, Rafael, André, Guilherme, Gabriela e Leonardo, Gilza e José Lauro, Luiz Antônio, Tarcísio e Maria Aparecida, Maria Celi e Luciano, João e Vera, Ana Maria e Carlinhos, Leopoldo e Arlinda, Maria Cristina, esposa, filhas, genros, netos, irmãos e cunhados cumprem o doloroso dever de comunicar o falecimento de José Carlos Mesquita Teixeira, ocorrido no dia 29 de maio. O velório ocorrerá no Palácio Museu Olímpio Campos, na Praça Fausto Cardoso, a partir de 20 horas, saindo o féretro amanhã às 10 horas para o Cemitério Colina da Saudade, onde será sepultado às 11 horas. A família desde já agradece a todos que comparecerem à esse ato de fé e caridade cristã”.

O Governo do Estado de Sergipe decretou luto oficial de três dias pela morte de José Carlos Teixeira. Com o seguinte informe. “O governador Belivaldo decretou luto oficial de três dias e colocou o Palácio Museu Olímpio Campos à disposição para realização do velório. O chefe do Executivo destacou o trabalho de José Carlos a favor da democracia e da cultura sergipana

José Carlos Teixeira foi um dos fundadores do MDB e lutou contra o regime Militar em 1964. Uma das últimas funções públicas que assumiu foi a Secretaria de Estado de Cultura, em 2003, quando promoveu uma reestruturação na Orquestra Sinfônica de Sergipe, com intercâmbio de músicos e renovação de instrumentos.

O governador Belivaldo decretou luto oficial de três dias e colocou o Palácio Museu Olímpio Campos à disposição para realização do velório. O chefe do Executivo destacou o trabalho de José Carlos a favor da democracia e da cultura sergipana.

“José Carlos Teixeira nos deixa num momento de grande turbulência política. É significativa sua perda neste momento. Mais um democrata nos deixa. Temos que exaltar o legado de José Carlos, um amante da nossa cultura, que sempre carregou a bandeira de nosso estado, de nossa arte e da liberdade”, afirmou.

O MDB de Sergipe também manifestou, em nota pública, pesar pela morte de Zé Carlos Teixeira. Tem o seguinte teor:

“O Diretório Estadual do MDB/Sergipe vem a público lamentar profundamente o falecimento do ex-prefeito de Aracaju, José Carlos Teixeira. Um dos fundadores do antigo MDB em nosso Estado, ele foi o primeiro presidente da sigla em Sergipe.

Foi também um bravo soldado nas trincheiras da luta pela democracia. Empresário de família tradicional, ele emprestou seu nome à esta causa, assumindo os mesmos riscos que todos os outros que abraçaram este nobre objetivo.

José Carlos Teixeira também deixou o seu nome marcado, exercendo o comando da Prefeitura de Aracaju, na Secretaria Estadual da Cultura e como vice-governador do Estado, deixando uma marca indelével na história política sergipana. João Augusto Gama . presidente do Diretório Estadual do MDB em Sergipe”

O senador e seu conterrâneo Eduardo Amorim, PSDB, também expediu nota de pesar pelo falecimento de José Carlos Teixeira. A nota diz o seguinte:

“Foi com pesar que o senador Eduardo Amorim recebeu, na tarde desta terça-feira, 29, a notícia do falecimento de José Carlos Teixeira, aos 82 anos. Ele estava muito doente, vítima de um câncer, e vinha sendo acompanhado em sua residência.

Natural de Itabaiana, José Carlos Teixeira foi deputado federal por quatro mandatos, prefeito de Aracaju e secretário de Estado da Cultura. Também foi vice-governador em 1990 no governo de João Alves Filho. José Carlos Teixeira era filho de Alda Mesquita e Oviêdo Teixeira. Deixa a esposa e cinco filhos.

Manifesto, neste momento de profunda dor, meus sentimentos aos familiares e amigos desejando que Deus dê o conforto necessário a cada um. Tenham certeza que, neste momento, José Carlos Teixeira está com Deus, pois esse é o destino daqueles que nos fizeram felizes nesta vida, ressaltou Eduardo Amorim”.

Texto reproduzidos do site: jlpolitica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário