quarta-feira, 30 de maio de 2018

Arcebispo emérito Dom Luciano Cabral será sepultado hoje

Foto: Ascom/UFS

Publicado originalmente no site do Cinform, em 30 de maio de 2018

Arcebispo emérito Dom Luciano Cabral será sepultado hoje

Por Thayná Ferreira 

O arcebispo emérito de Aracaju, Dom Luciano Cabral Duarte, de 93 anos, faleceu em decorrência do mal de Alzheimer nesta última terça-feira, 29, e será sepultado hoje, 30, na Igreja São Salvador, localizada na Rua Laranjeiras, Centro.

Dom Luciano além de religioso, teve grande importância na educação do estado. Ele foi professor, fez doutorado em Filosofia pela Sorbonne, foi um dos fundadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi o primeiro diretor da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe e o primeiro presidente do Conselho Diretor da UFS.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFS, Ednalva Freire Caetano, divulgou um texto a respeito da trajetória do arcebispo. Em um dos trechos, ela relata que em 1963, ele foi nomeado para o Conselho Estadual de Educação, assumindo, em seguida a presidência da Câmara de Ensino Superior e designado pelo Secretário de Educação, Luiz Rabelo Leite, para coordenar um grupo de trabalho, com o intuito de criar uma universidade federal no estado.

Em outro trecho ela relata que logo após o ato de criação da Fundação Universidade Federal de Sergipe, Dom Luciano ficou encarregado de elaborar os estatutos da nova fundação. Em 1967, foi eleito Presidente da Fundação Universidade Federal de Sergipe e no ano seguinte nomeado membro do Conselho Federal de Educação.

Por fim, a pró-reitora finaliza declarando que a “contribuição de D. Luciano Cabral Duarte para a criação, instalação e manutenção da Universidade Federal de Sergipe nesses 50 anos é atestada por todos aqueles que tiveram o privilégio de participar da sua convivência”.

Texto e imagem reproduzidos do site: cinform.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário