sábado, 2 de junho de 2018

José Carlos Teixeira, O Homem e a Música

Foto reproduzida do site da PMA e postado no blog 
para ilustrar o presente artigo

Texto publicado originalmente no blog Luiz Eduardo Costa

José Carlos Teixeira, O Homem e a Música

Por Luiz Eduardo Costa

                    Era mês de junho, já próximo do São João. Nas noites quase bucólicas de Aracaju, naquela década dos cinquenta, espoucavam vez por outra foguetes, e o som era ouvido por toda a cidade.

                  No Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, a Sociedade de Cultura Artística, SCAS, promovia um concerto realizado por um pianista polonês. Era um extraordinário intérprete de Chopin, seu conterrâneo, tocava uma Polonaise, quando se ouviu um foguete. O pianista tremeu as mãos, embaralhou-se, depois outro foguete e ele agitou-se como se estivesse em transe. O professor Felte Bezerra foi socorrê-lo, o auditório estava lotado e as pessoas ansiosas se perguntavam o que teria ocorrido.

                 Um jovem levanta-se da primeira fila onde estava, pede silêncio e começa a explicar o que sucedera. As pessoas ficam sabendo, então, que o pianista era um traumatizado pela guerra e poderia ter tido aquele acesso em consequência dos estouros. Pediu muitas desculpas e anunciou que o espetáculo estava suspenso e as pessoas receberiam de volta o que pagaram. O jovem era José Carlos Teixeira, que já se dedicava ao prazer de toda sua vida: a música clássica. Talvez, sendo um melomano que não tocava nenhum instrumento, resolveu então manejar o grande instrumento da política, para realizar um outro sonho: ser protagonista de transformações.

                   José Carlos foi um referencial na política em dois tempos: na democracia e no autoritarismo. Na democracia, empenhado em promover o avanço social, em contribuir para retirar da letargia a morosa economia sergipana. No autoritarismo, se colocando corajosamente a combatê-lo, a denunciar os abusos, as violências, as perseguições. Um exemplo: deputado federal e até ameaçado de cassação, José Carlos denunciou, em Brasília, as violências cometidas em Sergipe, contra adversários do regime. Isso em 1976, quando havia censura e as torturas que eram aqui praticadas não chegavam a ser notícia nos jornais. A ação de Teixeira evitou que as barbaridades continuassem, ao que se afirmava na época, praticadas por setores extremados militares, que queriam exagerar a influência da esquerda, para dar pretextos ao maior endurecimento do regime e prolongar a ditadura, quando já se anunciava a distensão.

                A melhor definição sobre José Carlos foi dada, ao pé do túmulo, pelo advogado, ex-deputado federal e ex-vice-governador, Benedito Figueiredo, um dos fundadores do MDB sergipano: “José Carlos Teixeira foi o pai de todos nós, de toda uma geração de jovens que ele acolheu no partido e neles despertou o entusiasmo pela vida pública e a intransigente defesa da democracia”.

                  Como deputado federal, Prefeito de Aracaju, Secretário de Estado, Vice- Governador, José Carlos foi sempre, em todas as etapas da sua vida, um devotado à cultura, com ênfase sempre na música e, assim, ele construiu uma vida de protagonismo marcante em diversos setores e, na política, deixou o melhor dos exemplos: a honradez pessoal.

                  José Carlos fez da vida uma ópera que ele compôs em diversos atos, sempre majestosos.

Texto reproduzido do blogluizeduardocosta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário